Projetos /Interações Estéticas 2010

Modelando histórias, tecendo memórias

Projeto Modelando Histórias, Tecendo Memórias

PROJETO

Modelando histórias, tecendo memórias

ARTISTA

Tânia Castro Geraseev

CATEGORIA

Sudeste – 4A – R$ 15.000,00

LINGUAGENS ARTÍSTICAS

artes integradas – artes visuais e audiovisual

PONTO DE CULTURA

Bola de Meia

MUNICÍPIO/ESTADO

São José dos Campos/SP

RESUMO

Modelando histórias, tecendo memórias teve como proposta possibilitar e potencializar o processo de construção, reflexão e ressignificação da memória individual e coletiva do Vale do Paraíba por meio de oficinas de criação de figuras em argila, cabaça (porunga) e taboa. O projeto possibilitou ainda a criação dos “espaços de memória” – locais de encontro e partilha de conhecimento que possibilitaram a materialização das trajetórias e experiências de vida de cada participante, estabelecendo relações voltadas aos valores comunitários de compartilhamento do saber.

A metodologia da tradição oral esteve presente durante todo o desenvolvimento do projeto, constituindo rodas de histórias e vivências e recriações de símbolos e tradições que reconfiguraram o sentido de identidade cultural e pertencimento. A finalidade era que os participantes se tornassem os produtores, guardiões e difusores de sua própria história a partir das reflexões coletivas acerca das questões que abordam o lugar das memórias.

Participaram do projeto 19 mulheres com faixa etária entre 25 e 60 anos, escolaridade variada entre o ensino médio e o superior. A atuação profissional era bastante eclética: arte terapeutas, psicólogas, professoras do ensino fundamental e de fundações públicas, artistas, jornalistas, promotoras na área da cultura e defesa da mulher e donas de casa.

RESULTADOS ALCANÇADOS

O produto final do projeto foi a elaboração de um vídeo documentário com todo o conteúdo da oficina, discussões teóricas e avaliação dos participantes sobre o projeto. Além disso, cada participante elaborou uma figura feminina com as matérias primas que fazem parte do legado cultural do Vale do Paraíba – cabaça, argila e taboa.

Para além do projeto, criou-se um espaço mensal de discussões, cuja temática é a cultura popular do Vale do Paraíba, no próprio Ponto de Cultura.

INFORMAÇÕES

tania.castrog@yahoo.com.br