Projetos /Interações Estéticas 2010

Livros de Artista

Livros de Artista, projeto de Gustavo Peres

PROJETO

Livros de Artista

ARTISTA

Gustavo Peres

CATEGORIA

Sudeste - 4A – R$ 15.000,00

LINGUAGEM ARTÍSTICA

artes visuais – desenho, recorte e colagem, pintura, escrita, diário gráfico

PONTO DE CULTURA

Saci-Pererê

MUNICÍPIO/ESTADO

Teresópolis/RJ

RESUMO

O Livro de Artista foi pensado como um caderno cuja apresentação é basicamente visual, composto pela mistura de anotações de idéias, desenhos, colagens, textos e fotos, etc. Os cadernos foram tratados como o primeiro suporte de um pensamento, de um projeto, de uma vontade, de uma impressão. O registro do processo em si, a própria captação da idéia, foi mais importante que o resultado gráfico final.

As páginas do caderno foram graficamente construídas a partir destes registros, combinando diversas técnicas como, por exemplo, colagem de uma foto, o recorte de uma palavra, a anotação de um sonho, a materialização de desejos em formato de texto e imagem. O conteúdo do Caderno formou-se a partir dos assuntos de maior interesse de cada um dos participantes, incluindo suas vivências particulares. Por ser um território livre para a aglutinação de idéias de um processo, o Caderno promoveu o aparecimento de insights e a abertura de um campo poético, onde uma palavra pôde experimentar uma nova leitura quando associada a uma imagem, por exemplo. O recorte e a colagem foram técnicas que ensinaram a ressignificar símbolos. Na construção de uma página de um dos Cadernos de Artista, diferentes elementos se ajustaram, criando um terceiro significado. Este trabalho mostrou o surgimento de novas possibilidades a partir de elementos pré-existentes. A experiência com o Livro de Artista carrega consigo a possibilidade de transformar o imaginário pessoal em poesia, em imagem, além de despertar o interesse por atividades afins, como a leitura, o desenho e a escrita.

Participaram do projeto meninos e meninas entre 6 e 17 anos, frequentadores do ensino fundamental e moradores dos bairros de Meudon e Vale da Revolta. A maioria dos participantes já tinha uma ligação prévia com outras atividades artísticas através das oficinas oferecidas pelo Centro de Referência em Assistência Social.

RESULTADOS ALCANÇADOS

O projeto recebeu apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social de Teresópolis, através do CRAS-Meudon, que disponibilizou uma assistente social voluntária para o projeto e cedeu o espaço para a realização das atividades. Além disso, a Secretaria possibilitou o contato com a Escola Municipal Vera Pedrosa, local em que foi realizada a exposição final.

Ao final do processo, foi realizada uma exposição com todos os Livros de Artista, com duração de 1 dia e aproximadamente 300 visitantes, entre alunos da Escola Municipal Vera Pedrosa, professores, parentes dos artistas e convidados. Os livros ficaram expostos em uma grande mesa onde o público pôde manusear o trabalho e conversar com os autores.

INFORMAÇÕES

gusperes@gmail.com