12 jul 2013

Batizado do boi bumbá de Pirenópolis (GO), bordado no projeto Saias para Dançar, ganha as ruas nesse sábado

Comente
convite coro boi_

Esse sábado, a cidade de Pirenópolis recebe a grande festa do projeto Saias para Dançar, que a artista Joana Salles realizou durante sua residência artística no Ponto de Cultura Quintal da Aldeia, seda Guaimbê.

A festa terá um cortejo do Boi do Rosário, o bumba-meu-boi de Pirenópolis (GO), manifestação cultural de tradição maranhense que acontece em Pirenópolis ha 4 anos, conduzida pelo amo do boi, Noel Carvalho e as educadoras Daraína Pregnolatto e Emília Brosig.

Durante a residência, foi realizado o bordado do boi, nomeado boi União da Aldeia, criado com a comunidade frequentadora do ponto de cultura. A criação do desenho do couro do boi é uma representação do momento vivenciado pela comunidade local do bairro do Bonfim, ilustra valores e horizontes vislumbrados, estabelecendo paralelo entre representação artística, memória e a vida em comunidade.

O tecido suporte para receber o bordado foi confeccionado e tramado com algodão pirenopolino orgânico, valorizando a tradição têxtil local. Os desenhos foram concebidos no dialogo da artista Joana Salles com o batalhão do boi do rosário, com as educadoras comunitárias da Guaimbê, com as bordadeiras do Bonfim e na interação estética com artistas do boi do Maracanã, no Maranhão.

Conheça mais sobre o projeto, no vídeo realizado pela artista Joana Sales, abaixo:

Apresentação do bordado do couro do boi
Batizado do Boi do Rosário

13 de julho 2013
Ponto de Cultura Quintal da Aldeia| GuaimbêB
airro do Bonfim –  Pirenópolis – GO
17h

Compartilhe!

Caro usuário, você pode utilizar as ferramentas abaixo para compartilhar o que gostou.

Comentários

0

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.