Início do conteúdo
Notícias Obituário: Sir Roger Scruton

Funarte Notícias

Publicado em 13 de janeiro de 2020

Obituário: Sir Roger Scruton

O pesquisador, escritor e consultor britânico, estudioso da estética e da arte, morreu dia 12 de janeiro, aos 75 anos

Obituário: Sir Roger Scruton

O filósofo, pesquisador, professor, escritor e consultor Sir Roger Scruton morreu, no dia 12 de janeiro, domingo, após seis meses de batalha contra o câncer. O inglês, que lecionou nas universidades de Birkbeck e de Boston, entre outras, publicou cerca de 50 livros sobre estética, moral e política, além de duas óperas e uma série de romances.

Sir Scruton Nasceu em Buslingthorpe, Lincolnshire, em 1944, e foi criado em outra cidade inglesa, Marlow, High Wycombe, próxima a Londres. Cursou graduação em “Moral Sciences” na faculdade de Filosofia da Universidade de Cambridge em 1965. Concluiu mestrado em artes e depois doutorado em Ciência da Religião, com a tese Arte e Imaginação – Um Estudo em Filosofia da Mente – em linhas gerais um estudo sobre a beleza e sua percepção. Sir Scruton Prosseguiu a carreira como escritor e acadêmico, que o levou a ocupar cargos em universidades no Reino Unido e nos EUA. Em 2016, foi consagrado cavaleiro por “serviços prestados à filosofia, ao ensino e à educação pública”. Foi nomeado presidente não remunerado da na Comissão Building Better, Building Beautiful (Construindo Melhor, Construindo com Beleza), concedido pela Secretaria das Comunidades do Governo Britânico, em 2018.

“Foi com pesar que recebi a notícia do falecimento de Sir Roger Scruton, um grande filósofo da arte”, disse o presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Dante Mantovani.