Novo vídeo da Funarte lança olhar sobre o universo da luteria | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasNovo vídeo da Funarte lança olhar sobre o universo da luteria

Novo vídeo da Funarte lança olhar sobre o universo da luteria

Relacionado a: Artes Integradas, Funarte
Publicado em 18 de outubro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Vídeo Luteria – foto de tampo de violino sendo esculpido
Vídeo Luteria – foto de tampo de violino sendo esculpido

A luteria – atividade de quem faz ou repara instrumentos musicais – e seus principais desafios no Brasil são os temas do novo vídeo que a Fundação Nacional de Artes – Funarte disponibiliza em seu portal. Com aproximadamente 15 minutos de duração, a produção traz um olhar sobre a atividade a partir dos depoimentos do servidor da Funarte Orlando da Motta Ramos e seu filho Orlando Júnior, ambos luthiers especializados em instrumentos de corda e arco.

Luthier Orlando da Motta Ramos

Entre os temas abordados pelos dois artesãos estão o legado do maestro paulistano Guido Pascoli (1905-1987), um dos maiores nomes da luteria na América do Sul e pai adotivo de Orlando da Motta Ramos. A escola italiana de fabricação de instrumentos e as questões atuais da atividade no Brasil – como o impacto das taxas de importação sobre o custo do trabalho dos luthiers – também são abordados neste vídeo, que exibe trechos do Encontro de Luthiers realizado em 28 de agosto de 2017, pelo Centro da Música da Funarte, no Centro do Rio.

Luthier Orlando da Motta Júnior

O evento, que reuniu profissionais de diferentes gerações e tipos de instrumentos (corda e arco, dedilhados e percussão), foi o primeiro realizado pela Funarte com o intuito de ampliar o diálogo entre os luthiers e promover uma união que potencialize demandas da classe, como o reconhecimento dos profissionais, a ampliação do campo de trabalho e problemas relativos à taxação sobre ferramentas e insumos importados. O evento foi encerrado com a definição da data do próximo encontro, no dia 30 de novembro, também no edifício Teleporto, no Centro do Rio.

Produzido pela Coordenação de Difusão e Pesquisa da Funarte (ligada ao Centro de Programas Integrados desta Fundação), o vídeo tem como trilha sonora gravações de discos lançados pela Funarte na década de 1980, em homenagem aos compositores Alberto Nepomuceno (1864-1920) e Radamés Gnattali (1906-1988).