Nota de pesar: Mestre João Batista | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasNota de pesar: Mestre João Batista

Nota de pesar: Mestre João Batista

(1935 – 2019)

Publicado em 10 de janeiro de 2019 Imprimir Aumentar fonte

Por Alexandre Raine, coordenador de Bandas de Música da Fundação Nacional de Artes – Funarte

O Brasil e as suas bandas de música perderam um de seus grandes incentivadores. Faleceu o querido Mestre João Batista, aos 83 anos de idade, e ainda em plena atividade. Ele começou cedo, aos oito anos de idade já estava dando seus primeiros passos no aprendizado da música e, aos 17 anos, já era Mestre de Banda.

O Rio Grande do Norte e todo o país perderam na quarta-feira, dia 9 de janeiro, um ícone de sua cultura popular. Foram mais de 70 anos de atividades ininterruptas a serviço das bandas de música. Foi Mestre de várias delas, dentre as quais podemos citar as bandas de Santana do Matos, São Rafael, Jurucutu, Upanema, Pau dos Ferros, Luís Gomes (desde 1961) e, mais recentemente, em 2018, fundou a Banda de Água Nova.

A Coordenação de Bandas da Fundação Nacional de Artes – Funarte e os Mestres de todo o Brasil lamentam e choram sua partida, mas ele deixa sua vida e dedicação à música como exemplos para todos nós. Que Deus o receba na sua infinita glória e misericórdia. Seu nome já está gravado na história das bandas de música de todo o Brasil. Salve o Mestre João Batista!