Microprojetos Pantanal: Funarte realiza oficinas sobre o programa, no MS | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasMicroprojetos Pantanal: Funarte realiza oficinas sobre o programa, no MS

Microprojetos Pantanal: Funarte realiza oficinas sobre o programa, no MS

Estado é o primeiro a receber a ação, que vai esclarecer os interessados e tirar dúvidas a respeito do edital. O programa fornecerá recursos para projetos culturais da região pantaneira

Relacionado a: Artes Integradas, Artes Visuais, Circo, Dança, Funarte, Literatura, Música, Teatro
Publicado em 2 de agosto de 2013 Imprimir Aumentar fonte
Mais-Cultura-Microprojetos-Pantanal_2013-Foto-Marcos-Vergueiro-SECOM-MT
Foto: Marcos Vergueiro/SECOM - MT

A Fundação Nacional de Artes – Funarte começa, no período de 6 a 9 de agosto, no Mato Grosso do Sul, as oficinas de informação sobre o Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal. O programa vai fornecer recursos para ações culturais de baixo custo, propostas por artistas, produtores e grupos da região pantaneira, situada naquele estado e no Mato Grosso. As oficinas são gratuitas e dispensam inscrição prévia. Seu objetivo é orientar e qualificar artistas e gestores culturais, interessados em inscrever projetos no processo seletivo.

As apresentações alcançarão 16 cidades, nos dois estados, ao todo. A rodada inicial atinge nove municípios, no Mato Grosso do Sul, sendo: Rio Verde, no dia 6, terça-feira; Ladário, Corumbá e Coxim, no dia 7, quarta; Bodoquena, Sonora e Porto Murtinho, no dia 8, quinta; e Aquidauana, no dia 9, sexta-feira.

O Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal vai contemplar 48 projetos nas áreas de artes visuais, circo, dança, teatro, música, literatura, audiovisual, artes e expressões populares, e moda.  Os prêmios são de R$ 15 mil para cada contemplado. As inscrições estão abertas até o dia 5 de setembro e não serão prorrogadas.

Iniciativa da Funarte/Ministério da Cultura, o Edital Mais Cultura: Microprojetos Pantanal é a continuidade do programa Mais Cultura, que já lançou editais de estímulo às artes nas regiões do Semiárido, da Amazônia Legal e da Bacia do Rio São Francisco. As propostas devem contribuir para promover a cidadania cultural e ter como beneficiários jovens de 18 a 29 anos, residentes nas regiões alcançadas. O objetivo principal do programa Microprojetos é descentralizar os recursos na área cultural e interiorizar as ações da Funarte e do MinC, além de contribuir para a fixação da mão de obra local.

O investimento total neste edital 2013 é de R$ 828 mil. Os recursos vêm do Fundo Nacional de Cultura (FNC) – Ministério da Cultura. O edital foi publicado no dia 8 de julho de 2013.

As oficinas de qualificação do Mato Grosso do Sul ficarão a cargo dos representantes da Funarte:  José Maurício Moreira – assessor da Presidência; Mírian Lott – Coordenadora da Funarte MG; e Débora Aquino – Coordenadora da Funarte Brasília.

Sobre o Pantanal – A região do pantanal abrange os municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Itiquira, Lambari D’Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antonio de Leverger (MT); e Aquidauana, Bodoquena, Corumbá, Coxim, Ladário, Miranda, Sonora, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso (MS). Além da importância geográfica, o Pantanal tem destaque histórico, cultural, turístico e ambiental para os brasileiros. A região tem cerca de 500 mil habitantes.

Cronograma das Oficinas Microprojetos Pantanal no Mato Grosso do Sul

Roteiro 1
Ministrante: José Maurício Moreira – Assessoria Especial da Presidência da Funarte
Ladário – 7/08 / 9h
Espaço de Inclusão Social – antigo Cine Ladário
Avenida 14 de março, 407 – Centro

Corumbá – 7/08 / 17h30
Instituto Luís de Albuquerque sede da Fundação de Cultura de Corumbá
Rua Praça da República, n° 119 – Centro

Bodoquena – 8/08 / 13h
Memorial Serra da Bodoquena
Av. Manoel Rodrigues de Oliveira, E 41, Centro

Aquidauana – 09/08 / 9h
Museu de Arte Pantaneira – Anexo
Rua Candido Mariano, 462 – Centro

Roteiro 2
Ministrante: Mírian Lott – Coordenadora da Funarte MG

Rio Verde – 6/08 / 8h
Auditório Anhanguera
Avenida Eurico Sebastião Ferreira, 930 – Centro

Coxim – 7/08 / 8h
Auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Rua General Mendes de Morais, 370 – Jardim Aeroporto

Sonora – 8/08 / 10h
Residencial Ponte de Pedra
Avenida Sonora, 350 – Centro

Roteiro 3
Ministrante: Debora Aquino – Coordenadora da Funarte Brasília

Porto Murtinho – 8/08 / 14h
Salão da Assistência Social
Rua Doutor Costa Marques s/n – Centro

Acesse o edital aqui

Baixe a ficha de inscrição

Leia mais sobre este edital aqui

Mais informações
Tel: (21) 2279-8029