Início do conteúdo
Notícias Funarte realiza oficina de projetos culturais no Amazonas

Funarte Notícias

Publicado em 13 de junho de 2019

Funarte realiza oficina de projetos culturais no Amazonas

Aulas do produtor e gestor cultural, diretor e ator Taciano Soares em Manaus estão com inscrições abertas até dia 17 de junho

Funarte realiza oficina de projetos culturais no Amazonas Taciano Soares (de branco) no elenco de “Helena” – montagem do Ateliê 23. Foto da cia.

A Fundação Nacional de Artes – Funarte realiza a Oficina Elaboração de Projetos Culturais, de 17 a 21 de junho, no Instituto de Educação do Amazonas, no Centro de Manaus. As inscrições estão abertas do dia 13 ao dia 17. A ação integra o Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019.

“A oficina visa a aprimorar a compreensão sobre a atividade de planejamento cultural como atividade base para a idealização, produção e execução de projetos culturais na contemporaneidade”, diz o ministrante, o professor Taciano Soares. Nesse sentido, o foco do curso é “desenvolver componentes fundamentais do gerenciamento cultural”, além de capacitar os profissionais da cultura para a elaboração prática de projetos nessa área, levando em conta as principais formas de financiamento da cultura atualmente: editais de cultura, fundos e leis de incentivo à cultura. O treinamento também tem como meta qualificar os alunos para a análise crítica de projetos culturais e de casos práticos de planejamento nesse ramo.

A Oficina Elaboração de Projetos Culturais é direcionada a produtores, mediadores, agentes, animadores culturais, estudantes das áreas relacionadas à cultura e artistas. Há 50 vagas, com um mínimo de 35 participantes. A carga horária total é de 20h.

Sobre o ministrante

Além de produtor e gestor cultural, diretor teatral e ator, Taciano Soares é professor voluntário da graduação em Teatro e da Pós-graduação em Gestão e Produção Cultural da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é doutorando em Artes Cênicas e Mestre em Cultura e Sociedade. Foi Secretário Executivo de Cultura do Governo do Estado do Amazonas. Atua em teatro, desde 2006, tendo trabalhado em cerca de 20 espetáculos. Integrou projetos contemplados em mais de 40 editais de fomento artístico. É diretor da Ateliê 23, companhia de artes cênicas e produtora cultural, situada na capital amazonense.

As inscrições para a Elaboração de Projetos Culturais são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link abaixo.

Temas e atividades da oficina

 

  1. O Que é um Projeto Cultural?
  2. A Cultura na Contemporaneidade: Circuitos e Indústrias Culturais
  3. Planejamento Estratégico na Cultura:

a. Missão, Visão, Valores e Fatores Críticos de Sucesso;
b. Análise de SWOT;
c. Mapa de “stakeholders”.

  1. Elaboração Prática de Projetos para os Mecanismos de Financiamento e Incentivo Cultural: Leis de Incentivo, Fundos e Editais de Cultura.

a.Apresentação;
b.Objetivos;
c.Justificativa;
d.Público-alvo;
e.Etapas de Trabalho: Pré-produção, Produção e Pós-produção;
f.Cronograma de Atividades;
g.Orçamento;
h.Plano de Divulgação;
i.Plano de Distribuição e Comercialização;
j.Contrapartidas;
k.Democratização de Acesso;
l.Acessibilidade;
m.Impacto Ambiental.

O cenário cultural brasileiro, em especial o amazonense, imprime uma realidade aos profissionais da área acerca do financiamento público da cultura. O papel do produtor cultural/artista ultrapassou os limites que antes existiam e convocam o profissional a um perfil que possibilite a compreensão dos meios que envolvem a construção das políticas públicas, estratégias de financiamento e construção de redes entre os fazedores da cultura”, destaca Taciano Soares. Ele acrescenta que a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais tem como proposta incentivar a sensibilização dos agentes culturais, de forma a incentivar o desenvolvimento dos cenários locais, “frente aos novos desafios apresentados pelas estratégias diversas de fomento à cultura no ambiente privado e público brasileiro”.

Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019

Oficina
Elaboração de Projetos Culturais – Amazonas

De 17 a 21 de junho de 2019
De segunda a sexta-feira, das 18h às 22h
Local: Instituto de Educação do Amazonas
Av. Ramos Ferreira, 875 – Centro – Manaus (AM)

Público Alvo: Produtores culturais, mediadores culturais, agentes culturais, agitadores culturais, estudantes das áreas correlatas com a cultura e artistas.
Duração: 20h/aula
Nº Mínimo de Participantes: 35
Nº Máximo de Participantes: 50

Inscrições abertas do dia 13/06 até o dia 17/06 as 8h, por meio deste link

Realização
Fundação Nacional de Artes – Funarte | Centro de Artes Cênicas
Ministério da cidadania

Apoio: Instituto de Educação do Amazonas