Funarte divulga mapeamento inédito da dança em oito capitais do país | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasFunarte divulga mapeamento inédito da dança em oito capitais do país

Funarte divulga mapeamento inédito da dança em oito capitais do país

O Mapeamento Nacional da Dança possibilitou a criação de um relatório com o perfil detalhado dos profissionais, organizações e grupos de dança, além de reunir indicadores considerados fundamentais para a formulação de políticas públicas para o setor

Relacionado a: Dança, Funarte
Publicado em 21 de setembro de 2016 Imprimir Aumentar fonte
Logo “Mapeamento Nacional da Dança”
Logo "Mapeamento Nacional da Dança"

A Fundação Nacional de Artes – Funarte acaba de divulgar o Mapeamento Nacional da Dança, um estudo abrangente sobre a área que mobilizou 25 pesquisadores, um técnico e 59 alunos de graduação de dez universidades públicas e uma privada. O trabalho resulta de uma parceria inédita entre a instituição e a Universidade Federal da Bahia (UFBA). A iniciativa garante, pela primeira vez, o mapeamento de diversas instituições, organizações, associações e grupos de dança de oito capitais das cinco regiões do Brasil: Curitiba (PR), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Belém (PA).

Para a Funarte, o mapeamento não apenas fortalece o papel da instituição como articuladora das artes no Brasil, como também proporciona maior conhecimento sobre a dança nacional e uma aproximação direta da classe. Os indicadores serão utilizados como objeto de estudo na formulação de políticas públicas para o setor. O Ministério da Cultura também enfatiza a necessidade de levantamento de dados e construção de indicadores que auxiliem na avaliação das ações planejadas por meio de sua Secretaria de Políticas Culturais. Informações essas consideradas fundamentais para uma gestão pública transparente e eficiente.

Através de um cadastro on-line, foi possível levantar, analisar e descrever qualitativa e quantitativamente indicadores da cadeia produtiva da dança, em suas dimensões social, econômica e artística. A proposta do mapeamento surgiu, em 2010, durante reunião do Colegiado Setorial da Dança. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa PROCEDA (Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança), vinculado à Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com coordenação geral da professora Lúcia Matos (PPGDança – UFBA) e vice-coordenação da professora Gisele Nussbaumer (Pós-Cultura – UFBA).

A pesquisa contou, ainda, com a parceria das seguintes universidades: Universidade Estadual do Paraná – Campus Curitiba II (UNESPAR); Universidade Estadual Paulista (UNESP); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) ; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal de Goiás (UFG); Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Aparecida do Norte; Universidade de Pernambuco (UPE) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Acesse abaixo a publicação com o diagnóstico da dança em oito capitais das cinco regiões do Brasil.

Mapeamento Nacional da Dança