Funarte debate cinema brasileiro em BH | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasFunarte debate cinema brasileiro em BH

Funarte debate cinema brasileiro em BH

A última edição de 2010 do Arte em Foco será realizada no espaço reaberto em novembro

Publicado em 7 de dezembro de 2010 Imprimir Aumentar fonte

O curso A palavra e a imagem no cinema: uma discussão da montagem vertical será ministrado pelo professor Ismail Xavier, entre os dias 13 a 15 de dezembro, na sede da Funarte MG, reaberta em 25 de novembro com a presença do ministro Juca Ferreira e do presidente Sérgio Mamberti. Simultaneamente ao curso, a cineasta Marília Rocha irá realizar a intervenção Da criação da cena – entre a imagem, a mão e a voz.

A abordagem do curso é centrada nas relações entre palavra e imagem no cinema, tais como são instituídas pela montagem vertical – em que há uma justaposição que busca a descontinuidade entre as duas bandas. Serão analisados exemplos de filmes dramáticos e de documentários.

Como pensar o espaço e o tempo nestas situações; que efeitos de sentido e que pontos de vista se instauram a partir da justaposição entre o olhar da câmera e a voz over; e de que formas se instituem as dimensões épica, lírica e dramática nesse tipo de relação entre palavra e imagem são outras questões correlatas que também serão tratadas.

A intervenção Da criação da cena – entre a imagem, a mão e a voz, que a cineasta Marília Rocha vai realizar em paralelo à palestra, buscará estabelecer um diálogo com o curso, por meio de trechos de alguns de seus filmes, a partir do ponto de vista da realização cinematográfica.

Ismail Xavier é professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, além de professor visitante em universidades dos Estados Unidos (New York University, University of Iowa, University of Leeds, University of Chicago) e França (Université Paris III-Sorbonne Nouvelle). Publicou, entre outros, O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a transparência (Paz e Terra); Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome (Cosac Naify); Alegorias do subdesenvolvimento: Cinema Novo, Tropicalismo, Cinema Marginal (Brasiliense); O cinema brasileiro moderno (Paz e Terra); O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues (Cosac Naify); e Ismail Xavier – encontros (organização de Adilson Mendes/Azougue).
Curso: A palavra e a imagem no cinema: uma discussão da montagem vertical
Professor convidado: Ismail Xavier
Intervenção: Da criação da cena – entre a imagem, a mão e a voz
Data: 13 a 15 de dezembro, das 19h às 22h
Local: Funarte – Rua Januária, 68, Floresta – BH/MG

Para saber mais sobre o Arte em Foco clique aqui.