Funarte conduz Reunião da Comissão de Artes do Mercosul Cultural | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasFunarte conduz Reunião da Comissão de Artes do Mercosul Cultural

Funarte conduz Reunião da Comissão de Artes do Mercosul Cultural

Ministério da Cultura reúne, no Rio de Janeiro, representantes de oito países, no dia 10 de novembro

Relacionado a: Artes Integradas, Artes Visuais, Circo, Dança, Funarte, Literatura, Música, Teatro
Publicado em 10 de novembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
ok – Coor,. de Rel. Intern.. do MinC, Raihana Falleiros; direx da Funarte, Reinaldo; Diret. do Museu Hist. Nac., Paulo Knauss de Mendonca; coord. da Secret. do Mercosul Cult Maximiliano Vera
A Coordenadora de Relações Internacionais do MinC, Raihana Falleiros; o diretor executivo da Funarte, Reinaldo Verissimo; o Diretor do Museu Histórico Nacional, Paulo Knauss de Mendonça; e o coordenador da Secretaria do Mercosul Culturale do projeto Mapa de Residências Artísticas do Mercosul (Argentina), Maximiliano Vera

Sexto encontro sobre políticas para as artes e ações no setor, com apoio do Departamento de Promoção Internacional do MinC, realiza-se no Museu Histórico Nacional

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, com apoio do Ministério da Cultura (MinC), conduz, na sexta-feira, 10 de novembro, no Museu Histórico Nacional (Ibram), no Rio de Janeiro, a VI Reunião da Comissão de Artes do Mercosul Cultural. O encontro congrega representantes de setores artísticos de onze nações.

No evento, os participantes debatem e trocam informações e experiências sobre políticas, programas e ações bem-sucedidas direcionadas as artes. Entre os temas estão: a atualização do regulamento do Prêmio Mercosul de Artes Visuais; o planejamento do Mapa de Festivais Internacionais da região; a continuidade dos trabalhos do Mapa de Residências artísticas do Mercosul; boas práticas sobre iniciativas em curso – diririgidas ao fomento das artes, ao incentivo à produção e à capacitação no setor, ao desenvolvimento de pesquisa e à formação de público –; e a proposta Plano de Ação do Mercosul Cultural 2018-2020, com aprovação dos temas referentes à Comissão de Artes.

Participam da VI Reunião da Comissão de Artes do Mercosul quatro Estados-membros do bloco (Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina) e de outros sete países da América do Sul – Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. A convenção ocorre a cada seis meses. Em cada período é, escolhido um país para a presidência temporária do comitê. Neste semestre, ela está a cargo do Brasil, por meio do MinC.

O objetivo da Comissão é estimular o debate e o fortalecimento da América do Sul, posicionando a cultura como elemento fundamental da integração regional.

O diretor executivo da Funarte, Reinaldo Veríssimo, representou a entidade na VI Reunião. O diretor do Centro do Centro de Artes Visuais da Fundação, Xico Chaves, apresentou o painel Painel Residências Artísticas – Expansão e Desdobramento da Experiência Artística. O assessor da Presidência José Maurício Moreira mediou as mesas de discussão. A assessora da Presidência Ana Amélia Velloso executou a organização do evento.

As conclusões do encontro serão levados à XLII Reunião de Ministros da Cultura (RMC), a ser realizada em 1º de dezembro, também na Capital Fluminense.

Mapa de Residências Artísticas

Na quinta-feira (9), como evento prévio à foi realizada oficina para apresentar a plataforma que vai abrigar informações sobre o Mapa de Residências Artísticas do Mercosul, e para expor a própria pesquisa. O levantamento, feito por consultores contratados pelo Ministério da Cultura da Argentina, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), mostra um mapa das residências artísticas na região sul-americana, que facilita o acesso a informações sobre oportunidades para a mobilidade de artistas entre os países do bloco.

A pesquisa do grupo argentino tratou de temas como a oferta atual de residências relacionadas à reflexão teórica e à produção artística e cultural do Mercosul; as oportunidades de residências artísticas e políticas públicas de fomento na região; e os possíveis impactos do projeto Mapa de Residências Artísticas do Mercosul, considerando sua relação com outras plataformas da região.

A elaboração de um mapa de residências artísticas surgiu em 2015, durante a II Reunião da Comissão de Artes. Na época, a Funarte apresentou os resultados de um levantamento realizado no Brasil  (acesse-o aqui). A experiência brasileira deu início a debates sobre a possível elaboração um quadro representativo da atividade em nível regional.

O Mercosul Cultural

Criado em 1998, o Mercosul Cultural tem o objetivo de estimular o debate e o fortalecimento do bloco, por meio de políticas de cultura. Entre os temas destacados estão o intercâmbio de políticas culturais, o desenvolvimento de estudos, a integração de sistemas de informação e estatística, a promoção do intercâmbio técnico e artístico, a gestão do patrimônio cultural e a valorização da memória social e da diversidade cultural.

Acesse aqui a programação

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura