Funarte celebra aniversário de Brasília com programação aberta no Complexo Cultural | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasFunarte celebra aniversário de Brasília com programação aberta no Complexo Cultural

Funarte celebra aniversário de Brasília com programação aberta no Complexo Cultural

Espaços da entidade vão abrigar nesta sexta (21), das 9h às 21h, atrações artísticas gratuitas e diversas, além do lançamento do projeto Funarte Viva

Relacionado a: Artes Visuais, Circo, Dança, Funarte, Literatura, Música, Teatro
Publicado em 20 de abril de 2017 Imprimir Aumentar fonte
varal de bonecos_foto Kakau Machado
'Varal de Bonecos', com a Cia. Bagagem. Foto: Kakau Machado

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) comemora de forma inédita, nesta sexta-feira (21), os 57 anos de fundação da Capital Federal. Em um dia inteiro de atividades e programações culturais, a Funarte inaugura com festa uma nova forma de se relacionar com a cidade, no dia do seu aniversário.

O evento marca, ainda, o lançamento do projeto Funarte Viva – uma pauta de ações com o objetivo de conferir nova identificação e novas perspectivas à Coordenação Regional da Fundação em Brasília. A meta, essencialmente, é tornar os espaços do Complexo Cultural mais abertos e acessíveis, inclusive por mecanismos digitais.

A programação desta sexta vai se estender por toda a Funarte, das 9h às 21h. Os artistas que vêm se apresentar podem usufruir da estrutura de palco, luz e som, e recebem o suporte da equipe interna da casa para oferecerem ao público seus espetáculos.

As artes visuais também estão contempladas na agenda cultural do dia, com as exposições Parque funcional, do paulistano Beto Shwafaty, na Marquise/Entorno do Complexo, e À Vista – Paisagem em contorno, que reúne as artistas Bruna Neiva, Cecília Bona, Iris Helena, Karina Dias, Julia Milward, Luciana Paiva, Nina Orthof, Raquel Nava e Yana Tamayo na Galeria Fayga Ostrower. As duas mostras foram selecionadas pelo Prêmio Funarte de Arte Contemporânea – Atos Visuais 2015 e permanecem abertas à visitação até 4 de junho.

O projeto Funarte Viva retoma a proposta original do Complexo Cultural em Brasília, criado cerca de dez anos depois da fundação da cidade: ser um agente ativo da cultura brasiliense e um efetivo articulador de oportunidades, tanto para os artistas como para a população. A meta da Coordenação é instituir, a curto prazo, um calendário permanente de eventos e projetos de apoio à classe artística, com iniciativas educacionais relacionadas às artes. O fortalecimento do serviço interno também integra os objetivos do Funarte Viva, especialmente no que se refere ao contato com o público e com a classe artística.

Com este evento, a Funarte inicia um processo de ressignificação e fortalecimento de sua Coordenação em Brasília, através da ocupação democrática, com artistas e programações diversificadas, acessíveis a diferentes públicos e de qualidade.

SERVIÇO

Evento Funarte Viva, em comemoração ao aniversário de Brasília
Dia 21 de abril | Sexta, das 9h às 21h

Complexo Cultural Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Brasília, DF (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções)
Classificação etária: livre
Entrada franca