Espetáculo ‘Os três presentes mágicos’ será apresentado em espaços públicos de Porto Alegre (RS) | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasEspetáculo ‘Os três presentes mágicos’ será apresentado em espaços públicos de Porto Alegre (RS)

Espetáculo ‘Os três presentes mágicos’ será apresentado em espaços públicos de Porto Alegre (RS)

Projeto foi contemplado pela Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros e tem entrada gratuita

Relacionado a: Artes Integradas, Funarte
Publicado em 8 de agosto de 2016 Imprimir Aumentar fonte
“Os três presentes mágicos” – Divulgação
"Os três presentes mágicos" - Divulgação

Contação de histórias, bonecos de luva, teatro de sombras e teatro visual estão na programação que o Coletivo de Arte Negra Kayodê apresenta em diferentes espaços públicos da cidade de Porto Alegre (RS). O espetáculo Os três presentes mágicos será encenado nos dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de agosto, às 17h, na Praça Alexandre Záchia; e nos dias 23, 24 e 31 de agosto, às 18h, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, ambos localizados no Bairro Cristal. Ensaios abertos da montagem de bonecos gigantes Um Sonho de Liberdade e a exibição de documentários e fotografias do projeto também fazem parte da programação, que é gratuita. Este projeto foi contemplado pela Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros.

Inspirado na obra de Rogério Andrade de Barbosa, o espetáculo Os três presentes reúne as técnicas da contação de histórias e do teatro de animação para mostrar a saga de três irmãos, que partem de uma pequena aldeia no antigo reino do Congo para salvar uma princesa aprisionada por um terrível monstro. Após cumprirem tarefas para uma criatura misteriosa, eles recebem presentes encantados – um espelho mágico, um tapete voador e uma rede indestrutível, com os quais podem libertar a princesa e ser, apenas um deles, digno de casar-se com ela. O conto faz parte de uma vertente da tradição oral africana chamada história-enigma, na qual o ouvinte é quem opina ou decide sobre a solução ou destino das personagens. Um jeito ativo de participar, discutir, decidir e aprender, em coletividade, lições de vida e valores humanos.

A primeira rodada de apresentações da montagem Os três presentes, com a chamada “O espaço público é lugar de teatro!” tem como locais de referências a praça pública Alexandre Záchia e o equipamento cultural comunitário Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo, localizados na periferia de Porto Alegre (RS). Segundo a equipe do Coletivo de Arte Negra Kayodê, a intenção é qualificar o espaço público e comunitário como lugar privilegiado de manifestação artística e cultural.

Na programação também estão incluídos ensaios abertos do coletivo de percussão IalodêIdunn, com o espetáculo de bonecos gigantes Um Sonho de Liberdade, do projeto Comunicação e Arte; Radioarte com o coletivo Sopapo de Mulheres/ Ruídos Urbanos e a mestra de cerimônia Boneca Gertrudes, do Grupo Fuzuê Teatro de Animação. O público pode ter acesso, ainda, a documentários e fotografias do projeto Os Três Presentes Mágicos criados pela Cristalizar Vídeo Produções (CVP) e Coletivo Imagens Faladas. Os interessados também podem conferir, através de um blog, notícias, eventos, artigos, fotos, vídeos e pesquisas que foram utilizados na criação do espetáculo. A página é ancorada na Plataforma Cultura Digital, de código aberto e livre.

Saiba mais sobre o projeto aqui

Serviço:

Espetáculo Os três presentes mágicos, do Coletivo de Arte Negra Kayodê
Com as técnicas de contação de histórias, bonecos de luva, teatro de sombras e teatro visual

Dias e horários: 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de agosto, às 17h, na Praça Alexandre Záchia
Dias e horários: 23, 24 e 31 de agosto, às 18h, no Ponto de Cultura Quilombo do Sopapo
Duração: 50 minutos

Gratuito

Local: Bairro Cristal, Porto Alegre, Rio Grande do Sul (RS)

Obs.: Durante os dias de programação, o público também pode conferir os ensaios abertos da montagem de bonecos gigantes Um Sonho de Liberdade e a exibição de documentários e fotografias do projeto.

Atenção: Caso chova, a apresentação será cancelada e transferida para a data posterior da programação.

Ficha Técnica:
Coordenação Geral, Direção Artística e Executiva: Leandro Silva
Contadores de Histórias: Edu do Nascimento, Beatriz Rodrigues e Julia Santos
Manipulação de Bonecos, Máscaras, Objetivos e Sombras: Leandro Silva, Diane Barros, André de Jesus e Adão Bonifácio
Cenografia e iluminação: Criação Coletiva
Apoio Técnico: Oscar Luz
Apoio Finalização de Bonecos: Anderson Gonçalves (Cia. Trupi di Trapu)
Assessoria em Expressão Corporal e Dramática: Roberta Darkiewicz
Assessoria em Expressão Vocal: Richard Kümmel Lipke
Assessoria em Figurinos e Acessórios: Marion dos Santos e Wera Oliveira
Fotografia: Leandro Artur Anton (Imagens Faladas)
Vídeo: Cristalizar Vídeo Produção (CVP)
Identidade Visual e Gráfica: Filhos do Mundo Arte e Comunicação Cidadania

Este projeto foi contemplado pela Bolsa Funarte de Fomento aos Artistas e Produtores Negros