Eloísa Mafalda | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notíciasEloísa Mafalda

Eloísa Mafalda

(1924 – 2018)

Publicado em 17 de maio de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Eloísa Mafalda (em pé, à dir.) em ‘A Grande Família’ – Cedoc Funarte
Eloísa Mafalda (em pé, à dir.) em ‘A Grande Família’ – Cedoc Funarte

A Fundação Nacional de Artes – Funarte lamenta a morte da atriz Eloísa Mafalda, ocorrida na quarta-feira, dia 16 de maio, em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Eloísa morreu em casa, aos 93 anos.

Natural de Jundiaí (SP), Mafalda Theotto – nome de batismo da atriz – começou a carreira no rádio, mas foi na televisão que interpretou papéis marcantes, como a Dona Nenê da primeira versão da série A Grande Família (1972), da Rede Globo. Em seu acervo, o Centro de Documentação e Informação – Cedoc da Funarte dispõe de cerca de 40 roteiros originais do programa.

Saiba mais aqui, no projeto Brasil Memória das Artes

Na mesma emissora, Eloísa Mafalda atuou em dezenas de novelas, como Gabriela(1975), no papel de Maria Machadão; Roque Santeiro(1985), em que viveu Dona Pombinha; e Pedra sobre Pedra(1992), em que foi Gioconda Pontes, entre outros trabalhos. A última novela em que atuou foi O Beijo do Vampiro, em 2002, como a Dona Carmem.

Eloísa Mafalda estreou no cinema, em 1950, no longa-metragem Somos Dois. Em 1998, participou de Simão, o Fantasma Trapalhão. E no teatro, sua estreia foi em 1965 na peça O Morro dos Ventos Uivantes.