“Nau do Silêncio” integra público e cidade através de caminhada noturna, em Belo Horizonte | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página Inicial › Funarte › Todas as notícias“Nau do Silêncio” integra público e cidade através de caminhada noturna, em Belo Horizonte

“Nau do Silêncio” integra público e cidade através de caminhada noturna, em Belo Horizonte

A atividade gratuita faz parte da programação da Funarte MG, na Virada Cultural da capital mineira. Confira também as outras atrações do projeto Laboratório da Cena Funarte

Relacionado a: Funarte, Teatro
Publicado em 8 de setembro de 2015 Imprimir Aumentar fonte
Flyer “Nau do Silêncio” na Funarte MG – Divulgação
Flyer "Nau do Silêncio" na Funarte MG - Divulgação

No próximo sábado, dia 12, às 19h, o coletivo Adeuzará vai realizar a intervenção urbana Nau do Silêncio, tendo como ponto de partida a sede da Funarte MG, na Rua Januária, Centro de Belo Horizonte (MG). Nesta ação, os artistas contam com a participação do público, convidado a embarcar em uma viagem silenciosa por ruas, pontes e rios da capital mineira, para poder experimentar uma travessia meditativa, como vivência de anonimato e de pertencimento na trama da cidade. A atividade é gratuita e faz parte do projeto Laboratório da Cena Funarte – Funarte MG 2015, que até novembro leva diversas atrações ao espaço. A intervenção também integra a programação da Virada Cultural de BH.

Para embarcar na Nau do Silêncio, o coletivo sugere aos participantes usar calçados confortáveis para caminhar, enquanto os artistas de Adeuzará vestem zentai, um traje originalmente usado por marionetistas japoneses. A vestimenta tem a finalidade de diminuir a presença em cena e representar o anonimato, a vivência da desindentificação (perda da identidade).  Uma preparação com uma série de movimentos de tai chi chuan dá início à ação, seguida de uma caminhada pela passarela que faz a travessia entre a parte baixa (Centro) e a parte alta (Floresta) da Rua Januária, o Viaduto da Floresta, até o retorno ao ponto de partida.

Adeuzará é um coletivo de pesquisa cênica e interdisciplinar, livremente inspirado na obra Assim Falou Zaratustra, de Friedrich Nietzsche. Composto pelos performers Leandro Acácio, Renata Queiroz, Luciana Tanure, Bruno Pacheco e Ricardo Aleixo, o projeto pretende ter um contato direto com o público, atuando em diversos espaços de comunicação e de encontro, sejam eles midiáticos como o rádio, abertos como a rua ou fechados como os centros culturais. A proposta é que os participantes de Nau do Silêncio possam experimentar um jogo sensorial, territorial, afetivo, repleto de lembranças. Segundo os artistas, será uma travessia solitária em comunidade, retorno para casa (o próprio eu) e ainda, um estado meditativo em pleno fluxo.

O coletivo participa do projeto Laboratório da Cena Funarte MG e durante a ocupação, de setembro a novembro, dedica-se ao processo final de montagem da instalação cênico-sonora Grietzche. Na programação, atividades como ensaios abertos ao público, conversa com artistas, além de uma mostra de videoperformances e da oficina Corpo Filosofia Intervenção na Cidade.

Saiba mais sobre as ações do projeto Adeuzará

Serviço:

Todas as atividades integram o projeto Laboratório da Cena Funarte – Funarte MG 2015 . A participação do público é gratuita.

Local: Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte – Minas Gerais (MG)

Intervenção urbana Nau do Silêncio
12 de setembro, sábado, às 19h
A atividade faz parte também da programação da Virada Cultural de BH

Grietzsche
Instalação cênico-sonora

19 de setembro, sábado

Após a apresentação, conversa com integrantes do coletivo Adeuzará

6 de outubro, terça-feira
Após a apresentação, conversa com Luiz Carlos Garrocho.

Horário: 17h a 19h

Mostra de videoperformances
10 de novembro, terça-feira
Horário: 20h a 22h

Oficina Corpo Filosofia Intervenção na Cidade
21 de novembro, sábado
Horário: 14h a 19h

Público: artistas, estudantes e demais interessados em teatro, performance e intervenção urbana
Classificação etária: a partir de 18 anos
Vagas: 20

Seleção: apresentar minicurrículo e carta de intenção

Inscrições: de 9 a 13 de novembro, pelo e-mail adeuzara@gmail.com