Ocupação ‘Diálogos’ | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalFunarteOcupação ‘Diálogos’

Agenda Cultural / Funarte

Ocupação ‘Diálogos’

Relacionado a: Artes Visuais, Dança, Música
Publicado em 3 de novembro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
OCUPACAO DIALOGOS_ESPETACULO UMBIGAR_TEATRO CACILDA BECKER 3.11.2017_FOTO – NASCIMENTO – FOTO  2
Espetáculo 'Umbigar'. Foto: Nascimento

Sobre o evento

De 1º a 26 de novembro a Ocupação Diálogos, contemplada pela Funarte no edital de ocupação do Teatro Cacilda Becker, apresenta atividades de dança e várias outras expressões de arte. Os ingressos têm entrada franca, ou são por contribuição voluntária, ou preços populares.

PRÓXIMAS ATRAÇÕES

Espetáculo-aula

Umbigar

Inspirado nas pulsações das danças de umbigada afro-brasileiras (jongo, coco, samba de roda, lundu e tambor de crioula), o espetáculo Umbigar revela o universo feminino, a partir da gestualidade com os movimentos do umbigo, numa referência aos ciclos de vida e morte. A música, autoral, é executada ao vivo, como trilha sonora de histórias e poemas. A montagem cria também um espaço de diálogo com o público.

O roteiro nasceu da pesquisa de de Juliana Manhães, que utiliza sua experiência em festas tradicionais brasileiras. Na peça, interpretada pela própria artista, tem como proposta mostrar seu  olhar atento sobre a perspectiva do grupamento das umbigadas e sua performance, como um todo.

Ficha técnica
Direção Cênica: Paula Aguas e Natasha Mesquita. Perfomance e pesquisa: Juliana Manhães. Direção Musical e arranjos: Sergio Castanheira.

Classificação etária: livre
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia entrada)

O Teatro Cacilda Becker é um equipamento cultural da Fundação Nacional de Artes – Funarte, direcionado à dança e a atividades a ela ligadas.
O espaço tem recursos de acessibilidade para cadeirantes

Sobre a Ocupação Diálogos

Marcada para novembro por ser este o mês comemorativo da consciência negra, a programação promove diálogos “corporais e verbais”, através de espetáculos de dança e performance, apresentação musical dançante, mostra de artes visuais permanente, oficinas, mesa-redonda, projeção de filme com debate e show musical. A ocupação está em cartaz de quarta-feira a domingo.

O intuito do projeto é valorizar e fortalecer a memória, a diversidade e os novos caminhos da cultura brasileira; debater e questionar temas relevantes da sociedade contemporânea; dar espaço a novas produções culturais e a novas formas de fazer arte “pensando na tradição como algo vivo e em constante movimento e transformação”. Laura de Castro idealizadora do projeto, realizado em parceria com a produtora mineira Lazuli Cultura, consideram que a ocupação é uma oportunidade para que se estimule o encontro de pensadores, questionadores e artistas, de diferentes gerações, que se ocupam da cultura brasileira de matriz africana e indígena; e de seus encontros com a cultura européia.

MÚSICA

1,8, 15 e 22 de novembro (quartas-feiras) das 19h às 21h30

Jam session dançante

Bailabaila -  Uma grande banda performática cria música dançante na hora, contando com improvisação dirigida, com o som que vai do candomblé à raga indiana; do axé ao “free jazz” passeando pelo funk, pela salsa e pelo hip-hop. “Além de todos os ritmos e danças que ainda não existem”.  Concepção e coordenação Taiyo Jean Omura
Classificação etária: livre
Ingressos: entrada franca ou contribuição consciente (a critério do espectador)
Duração: 2h30

De 1º a  26 de novembro – de quarta-feira a domingo, a partir das 19h

ARTES VISUAIS
Exposição permanente

O Preto no Espaço

Pedro Pessanha, responsável pela concepção é um estudante de arte visuais que procura identificar a cor preta no espaço e retratá-la, “tanto como forma no papel, como quanto identidade no mundo”. O artista investiga o que é característico e específico no ser negro hoje; e o que é “contínuo e circular” nesta condição – sempre a partir de uma pesquisa visual.
Classificação etária: livre
Entrada franca

Informações ao público:
https://www.facebook.com/ocupacaodialogos/ (21) 22659933
Dias: De 10 de novembro a 11 de novembro de 2017 Horário: 20:00 às 21:00 Local: Rua do Catete, 338 – Largo do Machado - Rio de Janeiro (RJ)