Núcleo Entre Tanto faz curta temporada na Funarte SP | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalDançaNúcleo Entre Tanto faz curta temporada na Funarte SP

Agenda Cultural / Dança

Núcleo Entre Tanto faz curta temporada na Funarte SP

Publicado em 12 de junho de 2018 Imprimir Aumentar fonte
entre tanto
Núcleo Entre Tanto. Foto: divulgação

Sobre o evento

De 16 a 24 de junho, a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP recebe o espetáculo de dança SitUações coreOgráFicas#varIAção em bAndo, do Núcleo Entre Tanto. As apresentações ocorrem aos sábados, às 19h, e domingos, às 18h. Os ingressos têm preços populares.

SitUações coreOgráFicas#varIAção em bAndo faz parte de um ciclo de estudos do Núcleo EntreTanto, sob coordenação de Wellington Duarte, que se iniciou em 2013 com a finalidade de investigar procedimentos técnico-corporais como meios de construção de uma escrita do e no corpo. Esse ciclo de estudos tem como pontes de referência estrutural o pensamento e a escrita de Samuel Beckett e deu origem aos espetáculos Ocorrências (2013), Lâmina (2014) e Onde Agora? Quando Agora? Quem Agora? (2015).

A influência de Beckett sobre a pesquisa do grupo não se dá no plano temático, mas como referência estrutural de linguagem. Uma questão que tem motivado o trabalho do Núcleo Entre Tanto é a investigação dos limites da própria linguagem – algo que Beckett levou às últimas consequências em suas obras, estabelecendo uma tensão permanente entre o que é dito e o que é silenciado. Um dos focos da pesquisa do núcleo é a busca de formas de manifestação desse limite tenso no âmbito da linguagem do corpo.

Para o grupo, os caminhos da pesquisa levam a desdobramentos da relação entre arte e política: “Nesta peça o binômio dança-política é pensado através de uma evocação direta do corpo e suas capacidades, do corpo e suas potências a fim de perturbar nossa formatação cega de gestos, hábitos e percepções.” Ao questionar as visões estereotipadas do corpo e o consenso geral sobre os seus limites, a coreografia contraria os hábitos e a tendência à repetição cega de gestos, sugerindo a reativação da sua potência vital e criadora.

Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP

(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP)

Espetáculo: SitUações coreOgráFicas#varIAção em bAndo

De 16 a 24 de junho.  Sábado, às 19h, e domingo, às 18h.

Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos

A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Duração: 60 minutos

Classificação etária: 14 anos.

Ficha técnica:

Coordenação: Wellington Duarte | Interlocução Conceitual: Suiá Ferlauto |

| Bailarinos: Aline Brasil, Pedro Galiza, Maria Basulto e Wellington Duarte | Desenho de Luz: Maria Basulto | Sonoridades: Daniel Fagundes | Fotos: Keiny Andrade | Produção: MoviCena Produções (Jota Rafaelli) |

Realização: Núcleo EntreTanto, da Cooperativa Paulista de Teatro | Classificação: 14 anos | Duração: 60 minutos | Produção: MoviCena Produções (Jota Rafaelli) | Realização: Núcleo EntreTanto, da Cooperativa Paulista de Teatro

Mais informações:

(11) 3662-5177

(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo)

funartesp@gmail.com

Dia: 17 de junho de 2018 Horário: 18:00 às 19:00 Local: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP