Início do conteúdo
Agenda Nova temporada de ‘Sete gatos pardos no telhado da casa amarela’ em cartaz na Funarte SP

Agenda cultural

Publicado em 3 de agosto de 2018

Nova temporada de ‘Sete gatos pardos no telhado da casa amarela’ em cartaz na Funarte SP

Nova temporada de ‘Sete gatos pardos no telhado da casa amarela’ em cartaz na Funarte SP ‘Sete gatos pardos no telhado da casa amarela’. Foto: Eber.

O espetáculo, que já esteve em cartaz no espaço em 2017, é apresentado na Sala Carlos Miranda até 26 de agosto, sábados, às 21h, e domingos, às 19h30.

Na peça, sete amigos de infância denominam a si mesmos “os sete gatos pardos no telhado da casa amarela”. Eles tinham como lema nunca se separar, mesmo depois de adultos, e jamais se apaixonar entre si. Mas o músico e poeta Marcelo, um dos membros do grupo, quebra as regras e resolve se suicidar, deixando um livro que escreveu. Na obra, além dos motivos que levaram o autor a tirar a própria vida, há um capítulo com um poema dedicado a cada um dos seus colegas. Reunidos no telhado da casa amarela, onde morava o jovem suicida, os amigos buscam ansiosos por explicações e ficam surpresos ao saber que mais uma regra foi quebrada: no capítulo final do livro, há uma declaração de amor para um dos “gatos pardos”. O mistério é desvendado aos poucos diante do público. Os pais de Marcelo também ficam comovidos com o acontecimento e trocam acusações em busca de um culpado pela tragédia. Logo eles percebem que não há responsáveis e que não poderiam ter evitado o suicídio do filho. Restam, então, as boas lembranças de Marcelo e a conclusão de que a dor da perda jamais acaba, mas a vida continua e o tempo ameniza as feridas.

Em uma combinação de gêneros, como o drama jovem, a comédia e o musical, o autor e diretor Marcos Lopes busca enaltecer a amizade, além de tocar em temas como o suicídio, a inveja, o abuso sexual, a culpa e, sobretudo, o amor. O espetáculo apresenta diversas referências literárias e presta homenagem a grandes escritores, como William Shakespeare. A trilha sonora é composta por diferentes estilos musicais, entre eles, o spiritual, o jazz, o rock e o erudito. Algumas músicas são cantadas ao vivo pela atriz Tatiane Resende e pela cantora convidada Carolina Corrêa, ambas acompanhadas pelo pianista Vinicius Guedes.

Sobre a Ciabatta de Teatro
Criada em 2004, a companhia tem a proposta de divulgar a arte por meio de musicais, shows e espetáculos inéditos, mesclando elementos como o teatro, a música e a poesia. A Ciabatta já se apresentou em vários espaços culturais de São Paulo, entre eles, o Theatro São Pedro, o Centro Cultural São Paulo, o Teatro Brigadeiro, o Teatro Studio Heleny Guariba, o Teatro Lauro Gomes (em São Bernardo), o Teatro Municipal de Araras e a Casa das Rosas. Os principais espetáculos já montados pelo grupo são Assassinato no Bixiga, quem matou Arnesto?A senhora que fazia tortasRobin HoodVacilei, e agora?DezesseisMonólogos da escuridãoMarcha NupcialJeremias não quer mais sonharAvatarNo silêncio das palavras escondidas; e Ilusão de ótica.

Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP)

Espetáculo: Sete gatos pardos no telhado
De 11 a 26 de agosto. Sábados, às 21h, e domingos, às 19h30.
Ingressos: R$ 40 (meia-entrada: R$ 20) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 12 anos

Ficha Técnica:
Texto, trilha sonora e direção: Marcos Lopes | Cenário e figurinos: Criação coletiva | Iluminação: Bruno Caselli | Visagismo: Tony Turbante | Elenco: Eber Rodrigues, Wesley Vieira, Tatiane Resende, Nayara Rizzi, Antonio Coelho, Ricardo Naufel, Francielen Lima, Wagner Leão, Sandra Bittencourt e Natália Duzzi | Participação musical: Carolina Corrêa (voz) e Vinicius Guedes (Piano)

Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo)
funartesp@gmail.com