Início do conteúdo
Agenda Helena Teixeira Rios – ‘País Denso: Velaturas’ – MG

Agenda cultural

Publicado em 21 de agosto de 2019

Helena Teixeira Rios – ‘País Denso: Velaturas’ – MG

Helena Teixeira Rios – ‘País Denso: Velaturas’ – MG

Horário de visitação: de quarta-feira a domingo, das 13h30 às 22h

A Funarte MG recebe a exposição País Denso: Velaturas’, de Helena Teixeira Rios, a partir do dia 22 de agosto, quinta-feira, às 18h. A abertura da mostra conta ainda com o lançamento de um livro sobre o trabalho, com curadoria de Eder Chiodetto e Fabiana Bruno. A obra integra o projeto, contemplado no Edital Paralelos Artes Visuais Funarte – Atos Visuais Funarte MG, em 2018. Com entrada franca, a visitação fica aberta até 25 de setembro.

O conjunto é composto por fotografias, trabalhadas por meio de várias técnicas e aplicadas com jato de tinta em papel algodão. As imagens foram coletadas durante a viagem da artista visual a Israel, em 2018. Ela percorreu Jerusalém, Tel Aviv, Acre, Haifa, Safed, Massada e Nazaré – “locais que remontam ao quarto milênio a.C”, observa a Helena. “Jerusalém foi destruída pelos efeitos de guerras pelo menos duas vezes, sitiada em 23 oportunidades, atacada em 52 momentos e capturada e recapturada 44 vezes”, acrescenta. Diante de tal perspectiva, a artista se viu diante de um problema que, segundo ela, aflige qualquer fotógrafo “que se aventura na difícil missão de traduzir em imagens a história de uma determinada localidade”.

Sendo Israel esse local, o problema se multiplicou: “Berço das três grande religiões monoteístas, cada esquina, cada prédio, monumento ou ruína pode ter múltiplos significados para judeus, muçulmanos ou cristãos. Território político e religioso cuja existência se dá em camadas simbólicas invisíveis, sempre pautadas por muita fé e disputa por primazias”, comentam Eder Chiodetto e Fabiana Bruno, curadores do livro sobre a mostra.

País Denso: Velaturas
Exposição de Helena Teixeira Rios

Abertura

Lançamento do livro Velaturas, com curadoria de Eder Chiodetto e Fabiana Bruno

22 de agosto de 2019, quinta-feira, às 18h

Visitação: de quarta-feira a domingo, das 13h30 às 22h

Entrada gratuita

O projeto ‘País Denso: Velaturas’ foi contemplado no edital Paralelos Artes Visuais Funarte

Leia mais aqui