Funarte SP recebe mostra de xilogravuras sobre o imaginário nordestino | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalArtes VisuaisFunarte SP recebe mostra de xilogravuras sobre o imaginário nordestino

Agenda Cultural / Artes Visuais

Funarte SP recebe mostra de xilogravuras sobre o imaginário nordestino

Publicado em 27 de setembro de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Bestiario-nordestino-1-Foto-divulgacao
Mostra 'Bestiário Nordestino'. Foto: divulgação

Sobre o evento

Inédita no país, a mostra Bestiário Nordestino, que ocupa a Galeria Flávio de Carvalho, no Complexo Cultural Funarte SP, é composta por dezenas de obras de xilogravura. A curadoria dos artistas Rafael Limaverde e Marquinhos Abu reúne imagens que resgatam a história e o imaginário do povo do Nordeste. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Conexão Circulação Artes Visuais – Galerias Funarte de Artes Visuais São Paulo. A visitação se estende de 5 de outubro a 25 de novembro, de segunda a sexta, de 11h às 19h; sábado e domingo, das 11h às 21h.

A exibição de obras de 15 artistas de seis cidades, executadas com a tradicional técnica de gravação sobre pranchas de madeira, começa a deslocar-se para fora do Ceará a partir desta temporada em São Paulo. Entre os destaques estão José Costa Leite, J. Borges e Abraão Batista, referências nacionais, já com uma longa história na xilogravura, e que ainda continuam a produzir. Também ficam em evidência as obras do acervo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), considerado a maior coleção de matrizes do país – sendo que, pela primeira vez, são expostos fora da instituição trabalhos de três artistas de Juazeiro do Norte (CE): Damásio Paulo, Walderêdo Gonçalves e Antônio Lino.

“As obras transitam do grotesco ao fantástico. O conjunto promete encantar a todos”, comentam Limaverde e Abu, que acrescentam: “Não é possível falar da cultura do Nordeste sem tocar na xilogravura”. Os curadores lembram que a técnica sempre estampou as capas dos cordéis. Além de sua função literária, os livretos teriam o papel de “registrar a memória oral de um povo” e colaborar na sua alfabetização. A partir desse ponto de vista, a curadoria reuniu, para a mostra, o acervo de uma viagem de três anos de pesquisa por todo o Nordeste.

Depois de São Paulo, Bestiário Nordestino segue para o Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte (CE).

Galeria Flávio de Carvalho – Complexo Cultural Funarte SP

(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Exposição: Bestiário Nordestino

Curadoria: Rafael Limaverde e Marquinhos Abu

Visitação: de 5 de outubro a 25 de novembro. De segundas a sextas, das 11h às 19h, sábados e domingos, das 11h às 21h

Entrada franca

Mais informações:

(11) 3662-5177

funartesp@gmail.com

Dias: De 15 de outubro a 19 de outubro de 2018 Horário: 11:00 às 19:00 Local: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos