Início do conteúdo
Agenda Funarte SP recebe montagem da tragédia ‘Agamêmnon’

Agenda cultural

Publicado em 28 de maio de 2019

Funarte SP recebe montagem da tragédia ‘Agamêmnon’

Funarte SP recebe montagem da tragédia ‘Agamêmnon’ Espetáculo ‘Agamêmnon’. Foto: divulgação

De 1º a 23 de junho, a Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte SP recebe uma temporada da tragédia Agamêmnon, de Ésquilo, em montagem realizada pelo Tao Kaos Grupo de Teatro. As apresentações acontecem aos sábados, às 20h30, e aos domingos, 19h.

Agamêmnon é a primeira peça da trilogia de Ésquilo conhecida como Oresteia (ou Oréstia), completada pelas tragédias Eumênides e Coéforas. Escritas em meados do século V a.C., as três peças situam-se no nascedouro do gênero trágico, marcando a passagem de uma cultura arcaica para o mundo da pólis grega, berço da democracia.

 

Em Agamêmnon, a personagem-título, rei de Micenas, volta à sua terra depois de uma campanha vitoriosa na guerra de Troia, que durou 10 anos. O herói precisa pagar por erros antigos, seus e de antepassados. Segundo a justiça dos deuses gregos, as falhas dos mortais devem ser obrigatoriamente punidas – podendo ser castigada a pessoa que cometeu o erro ou algum de seus descendentes.

A esposa de Agamêmnon, Clitemnestra, recepciona calorosamente o marido, mas, em conluio com o amante, Egisto, mata o rei de Micenas e a vidente troiana Cassandra, trazida como prêmio de guerra. O assassinato é uma vingança pela morte de Ifigênia, filha de Agamêmnon e Clitemnestra, sacrificada pelo rei em oferenda à deusa Ártemis antes da partida para a guerra.

 

A proposta de encenação do grupo Tao Kaos convida o espectador a “uma experiência sensorial, sob uma perspectiva onírica”. Elementos como o cenário, figurinos, a iluminação, movimentos de corpo não usuais, canto e intervenções sonoras criam um ambiente diverso da realidade sensorial cotidiana. Ao investir numa ambientação onírica, o grupo pretende estimular o espectador a acessar camadas profundas da consciência. Esse procedimento, segundo a perspectiva da montagem, enriquece ainda mais os significados do texto de Ésquilo.

 

 

Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP

(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

 

Espetáculo: Agamêmnon

De 1º a 23 de junho. Sábados, às 20h30, e domingos, às 19h

Tao Kaos Grupo de Teatro

Ingressos: R$ 40 (meia-entrada: R$ 20) – Cartões não são aceitos

A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Duração: 60 minutos. Classificação etária: 12 anos.

 

Ficha técnica:

Direção: Marcos Suchara | Elenco: Érica Negreiros, Flávia Meyer Leiro, Henrique Athayde, Letícia Tozelli, Letycia Nascimento, Pedro Conrado, Thiago Azanha | Ambientação sonora: Paula Duarte | Iluminação: Marina Gatti

 

 

Mais informações

(11) 3662-5177

(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)

funartesp@gmail.com