Funarte SP recebe a exposição [Dis]trópicos 2 | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalArtes VisuaisFunarte SP recebe a exposição [Dis]trópicos 2

Agenda Cultural / Artes Visuais

Funarte SP recebe a exposição [Dis]trópicos 2

Publicado em 5 de junho de 2018 Imprimir Aumentar fonte
imagem site
Exposição '[Dis]trópicos 2'. Foto: divulgação

Sobre o evento

De 9 de junho a 29 de julho, fica em cartaz nas galerias Flávio de Carvalho e Mario Schenberg do Complexo Cultural Funarte SP a exposição coletiva [Dis]trópicos. A visitação acontece de segunda a sexta, das 10h às 18h, sábados e domingos, das 15h às 21h.

O nome da exposição é um neologismo que remete às palavras trópicos e distopia – a qual vem a ser sinônima de antiutopia, ou seja, a antítese da utopia. A ideia é sugerir, portanto que vivemos hoje uma espécie de distopia nos trópicos. No espaço urbano contemporâneo, as pessoas passam uma parcela cada vez maior de suas vidas em lugares e situações distanciados da natureza e, ao mesmo tempo, pouco propícios à convivência e às trocas humanas. Entretanto, sendo este um fato cultural, os limites que ele impõe podem ser superados, e essa é uma das linhas de força da exposição.

Segundo os artistas Gustavo Torrezan, Rodrigo Linhares, Giancarlo Latorraca, Jê Américo, César Meneghetti, Adrian Luke, Odilon Moraes e Márcio Marques, que organizam conjuntamente a mostra (Dis]trópicos 2, o principal objetivo da exposição é superar a fratura tradicional entre a arquitetura e a história da arte. Procurando criar um espaço próprio dentro das áreas de exposição, os trabalhos convidam o espectador à reflexão sobre a plena ocupação da cidade. Questionar a configuração ‘idealizada’ de museus e galerias é, segundo os artistas, uma atitude fundamental para a defesa do ‘direito à cidade’.

Uma primeira edição do projeto – [Dis]trópicos 1, com um número menor de artistas participantes – aconteceu entre novembro e dezembro de 2017, no Atelier Alê, também em São Paulo.

Complexo Cultural Funarte SP — Galerias Flávio de Carvalho e Mario Schenberg

(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Exposição [Dis]trópicos

Abertura: 9 de junho, das 12h às 18h

Visitação: de 10 de junho a 29 de julho. De segundas a sextas, das 10h às 18h.

Sábados e domingos, das 15h às 21h.

Entrada franca

Mais informações:

(11) 3662-5177

funartesp@gmail.com

Dias: De 2 de julho a 6 de julho de 2018 Horário: 10:00 às 18:00 Local: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos