Exposição ‘Poema 193′, na Galeria Fayga Ostrower | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalArtes VisuaisExposição ‘Poema 193′, na Galeria Fayga Ostrower

Agenda Cultural / Artes Visuais

Exposição ‘Poema 193′, na Galeria Fayga Ostrower

Publicado em 3 de março de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Diego de Santos – imagem Sinistro 2 creditos Diego de Santos (2)
Fogo e fuligem são elementos de criação artística em 'Poema 193'. Foto: Diego de Santos

Sobre o evento

Desenvolvida pelo artista plástico Diego de Santos, a mostra Poema 193 reúne desenhos, fotografias e vídeos que convidam o público a ativar sua vivência estética e sensorial. O projeto baseia-se em um intenso processo experimental que evoca o imaginário da concha, da casa, do arquétipo de morada, e os põe em confronto com o fogo e suas simbologias. A partir desta associação, as obras discorrem poeticamente sobre questões que permeiam tanto o campo da intimidade, como o dos conflitos sociais.

O número dos bombeiros, 193, não está por acaso no título da exposição.A obra faz referência à problemática dos incêndios criminosos, que atingem favelas e moradias precárias. Nos vídeos, por exemplo, é possível observar registros de conchas em chamas, numa analogia com a estrutura de um lar sendo destruída pelo fogo.
Nos desenhos, o artista utiliza a técnica de fixação da fuligem e o uso de diferentes processos de queima, e aproveita as condições climáticas naturais e a parafina para finalizar os trabalhos.

A exposição conta com ação educativa, em que mediadores recebem o público para visitas guiadas. O acervo incentiva, ainda, a inclusão social, através do acesso à maquete tátil e obras com áudio descrição e em braile.

Exposição Poema 193
Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2015 – Atos Visuais
Artista: Diego de Santos
Curadoria: Yana Tamayo

16 de fevereiro a 2 de abril | Terça a domingo, de 10h às 21h
Entrada franca

Informações ao público:
ascombsb@funarte.gov.br (61) 3223-5513
Dias: De 28 de março a 2 de abril de 2017 Horário: 10:00 às 21:00 Local: Galeria Fayga Ostrower do Complexo Cultural Funarte Brasília. Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural,Brasília, DF. Entre a Torre de TV e o Centro de Convenções Veja como chegar: Mapa do espaço cultural Amplie o mapa