Início do conteúdo
Agenda Exposição ‘O Museu Inexistente No 1’ na Galeria Flávio de Carvalho (SP)

Agenda cultural

Publicado em 17 de março de 2017

Exposição ‘O Museu Inexistente No 1’ na Galeria Flávio de Carvalho (SP)

Exposição ‘O Museu Inexistente No 1’ na Galeria Flávio de Carvalho (SP) Mostra ‘O Museu Inexistente No 1’. Imagem: Victor Leguy.

Victor Leguy e o curador Gabriel Bogossian apresentam um museu fictício, em processo de evolução e em construção permanente. O acervo mostra parte da história do Brasil, sob uma nova perspectiva. O artista e o curador buscam “descolonizar o olhar” e “ampliar o repertório visual” do público em relação ao patrimônio cultural brasileiro. Por meio de fotografias, filmes, documentos e outros objetos, a exibição pretende trazer para o centro do debate público um imaginário construído em torno dos Enawenê-Nawê – povo indígena residente no Mato Grosso, que realiza o ritual “Yaokwa”, com duração de sete meses, reconhecido pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial brasileiro.

Segundo Bogossian, as diferentes histórias que surgem a partir do conjunto simbólico desse povo evidenciam questões sobre o conceito de museu; bem como o papel das instituições museológicas na construção da memória coletiva e da identidade nacional. Para o curador, “a exposição discute o papel do museu nos dias de hoje e seu caráter de detentor das grandes narrativas, o que, na maioria das vezes, limita a história que conhecemos a um ponto de vista que atenda aos interesses do poder”.

No dia 8 de abril, sábado, às 15h, haverá encontro com o artista, o curador e convidados. O lançamento do catálogo será no dia 6 de maio, sábado, também às 15h.

Galeria Flávio de Carvalho – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Exposição: O Museu Inexistente No 1
Abertura: dia 25 de março. Sábado, das 15h às 20h.
Visitação: de 26 de março a 8 de maio. De segundas a sextas, das 13h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 15h às 20h.
Encontro com artista, curador e convidados: dia 8 de abril. Sábado, às 15h.
Lançamento do catálogo: dia 6 de maio. Sábado, às 15h.
Entrada franca.

Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com