Espetáculo de dança ‘Concreto’ em cartaz na Funarte SP | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalDançaEspetáculo de dança ‘Concreto’ em cartaz na Funarte SP

Agenda Cultural / Dança

Espetáculo de dança ‘Concreto’ em cartaz na Funarte SP

Publicado em 11 de outubro de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Concreto
Espetáculo 'Concreto'. Foto: divulgação.

Sobre o evento

De 26 a 29 de outubro, a Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte SP recebe apresentações do espetáculo de dança Concreto. O projeto, com movimentação de dança flamenca, é inspirado no livro de Georges Perec Tentativa de esgotamento de um local parisiense, obra que revela a experiência contemporânea de um voyeur urbano, contemplador e narrador da cidade. Nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 1974, Perec permaneceu na praça de Saint-Sulpice, em Paris, anotando tudo o que via. Com essa proposta, o autor transformou os acontecimentos cotidianos da rua em um texto composto de: fotografias escritas, um catálogo de ações, gestos e imagens, uma lista de fatos insignificantes da vida cotidiana. Nos primeiros 30 minutos do espetáculo (primeira investigação), o caminho coreográfico escolhido, assim como na narrativa de Perec, não tem regras, cadência ou hierarquia. A movimentação flamenca é construída para além da estética e estrutura do flamenco tradicional. A inspiração dos gestos vem da experiência do ordinário, do simples, daquilo que acontece quando nada acontece e da poesia que transborda dessa realidade banal e cotidiana. A coreógrafa Ale Kalaf repete a experiência de Perec, 43 anos depois, em três locais da cidade de São Paulo, ou seja, fica três dias inteiros observando e anotando tudo o que vê. A partir dessa vivência, inicia a segunda parte da pesquisa para 2018, estabelecendo a relação entre os dois momentos, entre os indivíduos e suas cidades, e observando essa realidade que nos escapa.

As apresentações do espetáculo Concreto integram a programação do projeto Plurais de Dança. Contemplada no Edital de Ocupação da Sala Renée Gumiel 2017, a proposta apresenta uma programação variada, com espetáculos adultos e infantojuvenis, oficinas, performances e jam sessions. A temporada se estende até o dia 29 de outubro.

Espetáculo adulto: Concreto
De 26 a 29 de outubro | De quinta a sábado, às 19h. Domingo, às 18h.
Ingressos: R$ 10 (meia-entrada: R$ 5) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 60 minutos.
Classificação etária: livre.

Ficha Técnica:
Concepção, coreografias e direção: Ale Kalaf | Bailarinas: Carolina Corrêa, Carla Labaki, Renata Sucupira, Gisele Lemos, Katia Merlino, Juliana Almeida, Gabriela Lourenção, Céline Costa e Fernanda Viana | Iluminação: Marcos Diglio | Figurinos: Maria Cajas por D’Cajas – Vestuário cênico & taylormade | Edição de trilha sonora: Rubens Macedo | Produção: Rafael Marum

Projeto Plurais de Dança
Contemplado no Edital de Ocupação da Sala Renée Gumiel 2017

Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com

Dia: 27 de outubro de 2017 Horário: 19:00 às 20:00 Local: Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos.