Início do conteúdo
Agenda Espetáculo ‘Weltanschauung’, em cartaz na Sala Renée Gumiel

Agenda cultural

Publicado em 14 de setembro de 2018

Espetáculo ‘Weltanschauung’, em cartaz na Sala Renée Gumiel

Espetáculo ‘Weltanschauung’, em cartaz na Sala Renée Gumiel Espetáculo ‘Weltanschauung’. Foto: Camila Sugai.

O termo weltanschauungen, criado pelo filósofo alemão Wilhelm Dilthey (1833-1911), remete ao processo psíquico por meio do qual o sujeito ascende à consciência de si mesmo e do mundo: a cosmovisão, a maneira subjetiva de cada indivíduo ver e entender o mundo, as relações humanas e seu papel na sociedade. O que sustenta nossa percepção é a existência individual, que se afirma – ora pelo pensamento, ora pela ação – em um universo arbitrário e contraditório. A dança é uma das possibilidades de ação e pensamento, guiados não tanto pelo real, exterior e concreto, mas por sua representação subjetiva. Por isso, a cosmovisão de cada bailarino afeta diretamente seu estilo de movimentação. Tendo em vista essa orientação teórica, o espetáculo Weltanschauungen parte da necessidade de estudar pontos de vista diversos, instigada pela intensa convivência com várias pessoas e seus diferentes modos de agir, interagir e reagir.

Após alguns meses de pausa nos 4 anos de processo e apresentações, parte do elenco revisita o espetáculo, apresentando solos e duos como intérpretes criadores e buscando, nas experiências anteriores e na atualidade, a motivação para levar seus questionamentos e sensações para a cena. Após a apresentação, o grupo propõe uma roda de conversa sobre o trabalho e as temáticas abordadas.

A atividade faz parte da ocupação Cia da Vila 10 anos, em cartaz de 30 de agosto a 28 de outubro no Complexo Cultural Funarte SP. Além de apresentar um panorama da produção artística da companhia durante seus 10 anos de existência, o projeto traz espetáculos de diversos grupos convidados. Oficinas gratuitas também compõem a programação. O objetivo é promover troca de saberes, momentos de confraternização e encontros de parceiros que, direta ou indiretamente, fazem parte da trajetória da Cia da Vila.

Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP)

Cia da Vila 10 anos
De 30 de agosto a 28 de outubro

Espetáculo: Weltanschauung, com Grupo Gente
Dia 16 de setembro. Domingo, às 18h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 30 minutos. Classificação etária: 14 anos

Ficha técnica:
Elenco: Carol Baptista, Clara Hornis, Daru Liberato, Rubens Silva e Tati Sanchis | Direção: Tati Sanchis | Preparação cênica: Péricles Carpigiani | Luz: Ciça Veronese

Mais informações (Funarte SP):
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)
funartesp@gmail.com