Espetáculo ‘Redoma’, em cartaz na Sala Renée Gumiel | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalFunarteEspetáculo ‘Redoma’, em cartaz na Sala Renée Gumiel

Agenda Cultural / Funarte

Espetáculo ‘Redoma’, em cartaz na Sala Renée Gumiel

Relacionado a: Circo, Dança
Publicado em 11 de maio de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Redoma_Carlene Cavalcante
Espetáculo 'Redoma'. Foto: Carlene Cavalcante.

Sobre o evento

Redoma é uma ação artística de caráter híbrido, que relaciona matéria corporal e emocional a objetos cotidianos, como banco de madeira e elásticos. O espetáculo cria imagens e materialidades que fogem do comum, partindo de objetos que agem sobre o corpo do performer e deslocando seu uso cotidiano, seus limites e contornos.

A peça apresenta um homem preso com elásticos a um banco de madeira. O percurso de soltura, a ação dos elásticos e as provocações bem-humoradas criam um canal imagético e sensorial com a plateia. Sem ter controle sobre os elementos, o homem se prende, estica e contrai, transcende gêneros e incorpora animais. Seu corpo resiste, mas não sofre, é recomposto e engaja-se em coreografias e improvisos. A ação cênica aborda questões sobre gênero, olhar e ver, aprisionamento e soltura, compartilhamento e solidão, exílio e pertencimento, transformação e alteração.

Com um figurino dourado, inspirado em cobertores usados por refugiados e imigrantes, o performer elabora uma poética com seu corpo, diferente a cada apresentação. Os movimentos podem remeter a caranguejos, Iemanjás, camas de gato, velhas em um lago, ilhas perdidas e náufragos exilados. O trabalho suscita questões sobre as qualidades de movimento produzidas pela tensão de um corpo preso por elásticos; a existência de limites que definem a dança, o circo e a performance; os fatores que determinam o risco; e os sentimentos e sensações que invadem uma pessoa presa ou deslocada de seu ambiente.

Sobre Valéria Martins
Atua há 35 anos na área de cultura com consolidada carreira em linguagem de movimento e projetos multidisciplinares. Por 24 anos foi diretora artística, de produção, figurinista e empresária da Intrépida Trupe. Em 2009, iniciou uma pesquisa autoral que integra dança, circo, artes visuais e sonoridade, o que resultou nos trabalhos Projeto ColeçõesColeções em campoZona de Lançamentodrama.movRedoma, apresentados em espaços como Palácio Gustavo Capanema (RJ), Instituto Inhotim (MG), Palácio de Cristal (RJ) e Quadrienal de Praga (CZE). Sua pesquisa não resulta em coreografias e narrativas fechadas, mas visa a incentivar os intérpretes a atuarem movidos por estados de emoção e percepção.

Sobre Guilherme Veloso
É acrobata, professor de aéreos e ex-atleta olímpico. Atua na área circense há nove anos e estuda dança há oito anos. Foi fundador da Base Dinâmica, atual Casa 69, espaço que prioriza a pesquisa e o estudo de movimento em circo, dança e sua diversidade. A casa promove intercâmbios internacionais e diálogos com universidades. Foi intérprete em Projeto ColeçõesZona de Lançamento, de Valéria Martins.

Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP)

Espetáculo: Redoma
De 25 a 27 de maio. Sexta e Sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
Aos domingos, o espetáculo conta com participação de residentes.
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 60 minutos. Classificação etária: livre.

Ficha técnica:
Concepção, direção, pesquisa e figurino: Valéria Martins | Performance e pesquisa: Guilherme Veloso | Identidade visual: Estúdio Triângulo – Daniel Kucera | Trilha sonora: Valéria Martins e Guilherme Veloso | Marcenaria: Dodô Giovanetti | Fotos: Cabbet Araújo | Produção executiva: Cida de Souza

Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo)
funartesp@gmail.com

Dia: 27 de maio de 2018 Horário: 18:00 às 19:00 Local: Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos, São Paulo, SP.