Espetáculo ‘Mau Lugar’ no Teatro de Arena Eugênio Kusnet | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalTeatroEspetáculo ‘Mau Lugar’ no Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Agenda Cultural / Teatro

Espetáculo ‘Mau Lugar’ no Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Publicado em 7 de março de 2019 Imprimir Aumentar fonte
Mau Lugar
Espetáculo 'Mau Lugar'. Foto: divulgação

Sobre o evento

Na peça, uma cidade é atingida por uma onda de suicídios. Controlado por grandes corporações, o Estado reage tornando o suicídio um crime hediondo: os familiares dos suicidas passam a sofrer punições violentas. A protagonista Lúcia é uma gerente de fábrica que tem sua vida transformada depois do suicídio de sua filha.

O ponto de partida da peça é a imaginação de uma sociedade distópica, tão opressiva que o suicídio passa a ser um gesto coletivo. Em geral visto como uma decisão íntima, ele se torna também um ato de resistência coletiva diante de uma situação de opressão extrema, intolerância e falta de perspectivas.

Um tema central do espetáculo, assim, é a degradação da realidade. Para refletir sobre ela, o grupo optou por um tipo de ação que oscila “entre o drama trágico e o épico, com algumas incursões no melodrama”. Isso influencia também o estilo de interpretação na montagem, cujas oscilações pretendem ser uma metáfora dos conflitos éticos das personagens.

Também faz parte da programação uma série de debates sobre o tema principal da montagem, chamada Do monólogo ao diálogo: conversas sobre suicídio, memória, teatro e resistência. As conversas acontecem todos os domingos da temporada, depois da apresentação. Além desse tema, também vai ser discutida a importância histórica do Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

O primeiro debate, no dia 17 de março, terá a participação de Maria Júlia Kovács; o segundo, dia 24 de março, contará com Paulo Bio e Paula Autran; no dia 31 de março, Monja Coen estará presente; e no dia 7 de abril, finalmente, a convidada é a psicanalista Maria Rita Kehl.

Sobre o Coletivo de Galochas
O Coletivo de Galochas é um grupo de teatro paulistano criado em 2010. Tem no currículo quatro montagens autorais, sendo Mau Lugar a mais recente delas. Todas as dramaturgias do grupo foram publicadas no livro Coletivo de Galochas: Dramaturgia Completa, disponível gratuitamente no site da companhia.

Teatro de Arena Eugênio Kusnet
(Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo, SP)

Espetáculo: Mau Lugar
De 8 a 31 de março. Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 80 minutos. Classificação etária:16 anos.

Ficha técnica:
Criação: Coletivo de Galochas |Direção: Daniel Lopes | Elenco: Diego Henrique, Kleber Palmeira, Natália Quadros, Rafael Presto, Roanne Aragão e Wendy Villalobos |Dramaturgia atual: Antonio Herci e Rafael Presto; Dramaturgia original: Antonio Herci, Jéssica Paes e Rafael Presto |Direção Musical e Sonoplastia: Antonio Herci |Iluminação: Mariana Queiroz e Rafael Presto | Cenografia e Bonecos: Daniel Lopes, Diego Henrique e Kleber Palmeira | Figurinos: Mariana Queiroz e Roanne Aragão | Músico: Antonio Herci (piano preparado) | Preparação Corporal: Gabriela Segato |Danças Urbanas: Andrezinho | Comunicação: Antonio Herci, Rafael Presto e Wendy Villalobo | Fotos: Daniel Lopes, Juvenal Pereira e Leonardo Fernandes.

Do monólogo ao diálogo: conversas sobre suicídio, memória, teatro e resistência:

1º domingo:17 de março
Maria Júlia Kovács

2º domingo: 24 de março
Paulo Bio e Paula Autran

3º domingo: 31 de março
Monja Coen

4º domingo: 7 de abril
Maria Ria Kehl

Mais informações:
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes do espetáculo)
funartesp@gmail.com

Dia: 24 de março de 2019 Horário: 19:00 às 20:20 Local: Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque, São Paulo, SP