Início do conteúdo
Agenda Espetáculo ‘Abigail Williams ou De onde surge o Ódio?’, em cartaz na Funarte SP

Agenda cultural

Publicado em 26 de março de 2019

Espetáculo ‘Abigail Williams ou De onde surge o Ódio?’, em cartaz na Funarte SP

Espetáculo ‘Abigail Williams ou De onde surge o Ódio?’, em cartaz na Funarte SP Espetáculo ‘Abigail Williams ou De onde surge o Ódio?’. Foto: Sofia Calabria

O espetáculo, com direção de Nathália Bonilha e dramaturgia de Vinicius Garcia Pires e da Cia Ato Reverso, é inspirado na peça teatral As bruxas de Salém, de Arthur Miller, e atualizado para a contexto político e social contemporâneo. A partir da história de Abigail Williams e de seu envolvimento no processo de caça às bruxas instituído pelo governo fictício de SS (Salém-São Paulo), a montagem aborda as relações entre os campos político, religioso e midiático, remetendo à manipulação da opinião pública e à intolerância moral. O espetáculo propõe uma reflexão sobre as questões: “De onde nasce o ódio? Como a sociedade em que vivemos permite e promove o extermínio diário de parte de nós mesmos? Quais são as bruxas caçadas atualmente e por quais razões?”

“Os elevados índices de crimes de ódio, no último ano, forçaram-nos a olhar novamente para o espetáculo e reacender a fogueira da Abigail. É urgente debater a disseminação do discurso de ódio nos campos político, religioso e cultural. Fez-se urgente para nós trazer Abigail de volta aos palcos e possibilitar que o teatro seja um espaço de reflexão e troca sobre os tempos em que vivemos. Não podemos nos calar diante de tanta intolerância à diversidade e perversidade contra as minorias.”, afirma a diretora e atriz Nathália Bonilha.

Com direção musical e orientação vocal de Isadora Titto, a encenação apresenta música ao vivo, executada com violoncelo, percussão e violão. O cenário, assinado por Clau Carmo, e a luz, de Robson Lima, transformam o espaço em múltiplos ambientes. Já as projeções trazem elementos documentais à cena, com a intenção de dissolver os limites entre o real e o ficcional. Os cenários variam de uma floresta a uma igreja evangélica, traçando um paralelo com os costumes de um povoado protestante do século XVI – onde se passa o enredo de Miller.

Outro tema presente no espetáculo são os discursos misóginos. Em vez do caso amoroso, que é central na obra de Miller, a trama do espetáculo é disparada pelas condições sociais de Abigail Williams, interpretada por todas as atrizes do elenco. A montagem conta, ainda, com a orientação coreográfica de Rafael Sertori.

Sala Carlos Miranda – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Espetáculo: Abigail Williams ou De onde surge o Ódio
De 5 a 28 de abril. Sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h.
No dia 7 de abril não haverá apresentação.
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada: R$ 10) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.
Duração: 105 minutos. Classificação etária: 14 anos.

Ficha técnica:
Direção: Nathália Bonilha | Dramaturgia: Vinicius Garcia Pires e Cia Ato Reverso | Elenco: Bárbara Lins, Daniel Aureliano, Diane Boda, Nathália Bonilha, Paulo Salvetti e Rodolfo Morais | Direção musical: Isadora Titto | Músicos em cena: Eduardo Florence e Ana Clara Travassos | Orientação coreográfica: Rafael Sertori | Iluminação: Robson Lima | Cenário e figurino: Clau Carmo | Cenotécnico: Alício Silva | Costureira: Iracema Belarmina | Alfaiate: Di Raffaele | Designer gráfico: Tiago Stracci | Criação e operação de vídeo: Letícia Negretti | Operação de luz: Felipe Tercetto | Produção: Nathália Bonilha e Sarah Reimann

Mais informações
(11) 3662-5177
(11) 3822-5671 (bilheteria – abre uma hora antes dos espetáculos)
funartesp@gmail.com