Início do conteúdo
Agenda Bloco de rua Magnólia na Funarte MG

Agenda cultural

Publicado em 12 de novembro de 2019

Bloco de rua Magnólia na Funarte MG

Bloco de rua Magnólia na Funarte MG Fanfarras – Foto: Dani Meira

Até 14 de dezembro, a Funarte MG, no Centro de Belo Horizonte, vai cair na folia com seis apresentações de blocos de rua. Os encontros são aos sábados, no período da tarde, das 14h às 18h. No dia 14 dezembro, o grupo Magnólia fecha o ciclo de apresentações dos blocos. A atividade faz parte do projeto Funarte Aberta, e vai ocupar a área externa da instituição mineira. Os ingressos saem a R$ 5.

O Bloco Magnólia surgiu em meados de 2013, na região dos bairros Santo André e Caiçara, em Belo Horizonte. O grupo conta com um repertório de jazz que traz a referência dos cortejos de Nova Orleans, o conhecido Mardi Gras. A banda é formada em sua maioria por instrumentos de sopro e uma compacta percussão que se assemelha a uma bateria desmembrada. O bloco sai pelas vias do bairro Caiçara, sempre nas terças-feiras de carnaval (Mardi Gras = Terça Feira Gorda), conquistando mais foliões a cada ano.

A identificação estética é elaborada através de pesquisas de referências a New Orleans em sua diversidade cultural, musical, performática e, principalmente, negra. O Magnólia vai para além do carnaval, se apresentando com sua formação Brass Band ao longo do ano. O grupo participa de festivais de jazz, como I Love Jazz, Savassi é Nossa, Festival de Jazz de Itabira, Festival de Gastronomia de Tiradentes, Verbo Gentileza, dentre outros, e vem se consolidando como uma referência do carnajazz no Brasil, como é citado pelos foliões belorizontinos.

Serviço:

Bloco Magnólia

Dia 14 de dezembro, das 14h às 18h

Ingressos: R$ 5

Funarte MG
Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213-3084

Saiba mais sobre o projeto e as outras apresentações, aqui