A Farra do Boi Bumbá | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalTeatroA Farra do Boi Bumbá

Agenda Cultural / Teatro

A Farra do Boi Bumbá

Publicado em 11 de maio de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Glauce Rocha_Programa Funarte Verao 2017_janeiro_A farra do boi bumba [acento agudo no a]. Cia. Os Ciclomaticos – Foto Danilo Sergio
Foto: Danilo Sergio

Sobre o evento

Com ingressos a preços populares, o novo espetáculo infantil de Os Ciclomáticos Companhia de Teatro se apresenta no espaço da Fundação Nacional de Artes, como  parte do Programa Funarte Verão 2017. A montagem faz parte do Programa Funarte Verão 2017, que tem ingressos a preços populares.

Com texto e direção geral de Ribamar Ribeiro, a montagem foi convidada para participar do VIII Internacional de Teatro y Performance (Festepe), realizado em 2016 em Lima, Peru. A peça, que tem a cultura popular brasileira como tônica, se desenvolve em torno de um rico fazendeiro, que possui um boi muito bonito. Pai Chico, trabalhador da fazenda, quer satisfazer o desejo de sua mulher, Catirina, que está grávida e quer comer língua de boi. Pai Chico traz a língua do boi favorito do fazendeiro… E a confusão está formada. Além dessa tradicional  história, a trama também traz pequenos contos do folclorista Câmara Cascudo.

Na concepção de A Farra do Boi Bumbá, Ribamar Ribeiro – diretor artístico d’Os Ciclomáticos – mergulhou no universo do teatro popular, das farsas medievais e das festas brasileiras, para recontar a tradicional história de “Catirina e a língua do boi”. Ao aprofundar-se no universo de cultura popular que envolve a lenda, o ator, encenador e professor de artes cênicas pesquisou também os contos populares resgatados pelo antropólogo e jornalista Luís da Câmara Cascudo (Natal, RN, 1898 – 1986). A partir dessa elaboração, o autor criou um universo próprio e contemporâneo.

O objetivo desse décimo trabalho do repertório da Companhia Os Ciclomáticos – que completou 19 anos – é encantar crianças e adultos através das histórias populares e com isso, dar nova dimensão universal ao contexto da arte popular.

O Programa Funarte Verão 2017 apresenta

A Farra do Boi Bumbá

Espetáculo musical infantil brasileiro
Autoria e Direção: Ribamar Ribeiro
Com Os Ciclomáticos Companhia de Teatro
Ingressos: R$ 20. Meia-entrada: R$ 10.
Duração: 50min
Classificação etária: livre

Ficha técnica/artística
Elenco: Nivea Nascimento (Catirina), Getulio Nascimento (Pai Chico),  Renato Neves (Patrão), Julio Cesar Ferreira (padre, doutor), Carla Meirelles (feiticeira e empregado), Juliana Santos (enfermeira e beata)
Direção geral, autoria e cenografia: Ribamar Ribeiro. Figurino: André Vital. Preparação musical, trilha sonora e maquiagem: Getulio Nascimento. Preparação de voz: Juliana Santos. Produção Executiva: Claudia Bueno
Realização: Os Ciclomáticos Companhia de Teatro. Apoio: Fundação Nacional de Artes – Funarte – Ministério da Cultura

Informações ao público:

http://www.osciclomaticos.com

ceacen@funarte.gov.br

(21) 22200259

Dia: 27 de maio de 2017 Horário: 16:00 às 16:50 Local: Teatro Glauce Rocha. Endereço: Av. Rio Branco, 179 - Centro, Rio de Janeiro (RJ)