A Carpa | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalTeatroA Carpa

Agenda Cultural / Teatro

A Carpa

Publicado em 20 de março de 2012 Imprimir Aumentar fonte
A Carpa Foto Celso Lemos
A Carpa Foto Celso Lemos

Sobre o evento

A partir de um texto inédito, premiado em concurso promovido pela Funarte, em 2004, a peça faz curtíssima temporada na capital mineira. Projeto foi selecionado pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura 2011/2012.

Com texto de Denise Crispun e Melanie Dimantas, direção do premiado diretor da TV Globo, Ary Coslov, com Ivone Hoffmann e Anna Cotrim no elenco, A Carpa coloca em questão uma geração que rompeu com a tradição e está em crise.

A Carpa é mais do que um peixe. É um olhar enternecido e irônico sobre a tradição de um povo. Segundo as autoras, a peça foi escrita a quatro mãos, cada uma trazendo suas histórias e frases familiares, mas, que coladas, pareciam uma só.

Ivone Hoffmann e Anna Cotrim se revezam em quatro papéis, em duas épocas e em países diferentes: Brasil e Rússia. Uma mãe que ainda carrega dentro de si o seu país e as tradições dos guetos e uma filha aculturada, que se casou com um “não judeu”.

Sinopse:

A ação transcorre em um único dia, véspera de Pessach, a páscoa judaica. Em torno da feitura do peixe tradicional, mãe e filha confrontam com humor amargo suas visões de mundo. Nos limites geográficos de uma cozinha, a mãe, cheia de certezas e valores imutáveis, e a filha, na corda bamba entre o que lhe foi legado e o mundo em que vive, têm que descobrir um afeto que, apesar de todas as diferenças, existe adormecido entre as duas.

Sobre Pessach:

A celebração de Pessach, a Páscoa judaica, representa um momento de muita alegria para o povo judeu, pois relembra a fuga do Egito, onde os judeus eram escravos. Comandados por Moisés, caminharam quarenta anos  pelo deserto. Toda uma geração ficou pelo caminho e uma outra, nova, sem as lembranças da escravidão, chegou à Terra Prometida.

Ficha Técnica:

Autor: Denise Crispun e Melanie Dimantas

Direção: Ary Coslov

Assistente de Direção: Marcelo Aquino

Elenco: Ivone Hoffmann e Anna Cotrim

Direção de Produção: Celso Lemos

Cenário: Marcos Flaksman

Iluminação: Aurélio de Simoni

Figurino: Kalma Murtinho

Trilha Sonora: Ary Coslov

Serviço:

Espetáculo: A Carpa

Classificação: 10 anos

Temporada: 30/03 a 01/04.

Horário: Sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

Local: Funarte MG
Endereço: rua Januária, nº 68, Floresta, Belo Horizonte
Ingressos: R$12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia)

Informações ao público:
(31) 3213.3084
Dias: De 30 de março a 31 de março de 2012 Horário: 20:00 às 21:20 Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 - Floresta - Belo Horizonte, MG.