‘Weltanschauungen’, em cartaz na Funarte SP | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalDança‘Weltanschauungen’, em cartaz na Funarte SP

Agenda Cultural / Dança

‘Weltanschauungen’, em cartaz na Funarte SP

Publicado em 9 de agosto de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Grupo Gente Renato Hatsushi
Espetáculo ‘Weltanschauungen’. Foto: Renato Hatsushi.

Sobre o evento

O termo weltanschauungen, criado pelo filósofo alemão Wilhelm Dilthey (1833-1911), remete ao processo psíquico por meio do qual o sujeito ascende à consciência de si mesmo e do mundo. É a cosmovisão, a maneira subjetiva de cada indivíduo ver e entender o mundo, as relações humanas e seu papel na sociedade. O que sustenta nossa percepção é a existência individual, que se afirma – ora pelo pensamento, ora pela ação – em um universo arbitrário e contraditório. A dança é uma das possibilidades de ação e pensamento, guiados não tanto pelo real, exterior e concreto, mas por sua representação subjetiva. Por isso, a cosmovisão de cada bailarino afeta diretamente seu estilo de movimentação.

Concebido, coreografado e dirigido por Tati Sanchis, Weltanschauungen parte da necessidade de estudar pontos de vista diversos, instigada pela intensa convivência com várias pessoas e seus diferentes modos de agir, interagir e reagir. Segundo a coreógrafa: “O desejo de compreender a particularidade de cada ser humano, como ferramenta para facilitar a comunicação e o relacionamento interpessoal, transbordou para a dança e tornou-se mote do espetáculo”. Algumas perguntas conduzem a narrativa: “Por que enxergamos o mundo desta maneira?” “Quais são nossas certezas?” Por que temos tantas certezas?” “Quando deixamos o pensamento a cargo de outros?” “O quanto somos influenciáveis?” “E se, porventura, enxergássemos por um outro viés, por outro ângulo ou de cabeça para baixo?”.

Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP
(Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos)

Espetáculo: Weltanschauungen
De 18 de agosto a 3 de setembro. Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h.
Ingressos: R$ 30 (meia-entrada: R$ 15) – Cartões não são aceitos
A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo e é fornecido um ingresso por pessoa
Duração: 55 minutos
Classificação etária: livre

Ficha técnica:
Concepção, coreografia e direção: Tati Sanchis | Figurinos: Tati Sanchis e Flavio Franzosi | Cenário: Tati Sanchis e Matheus Chaves | Design de luz: Ciça Veronese e Matheus Chaves | Elenco: Giovanna Bertolucci, Jonatan Vasconcelos, Fabiana de Souza, Suelen Pizon, Clara Hornis, Rubens Silva, Daru Liberato e Carolina Baptista | Fotografia: Renato Hatsushi | Apoio: Casa da Dança

Mais informações:
(11) 3662-5177
funartesp@gmail.com

Dia: 3 de setembro de 2017 Horário: 19:00 às 19:55 Local: Sala Renée Gumiel – Complexo Cultural Funarte SP. Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos.