‘Senta {Sobre Ser um Ser Humano}’ em cartaz no Teatro de Arena Eugênio Kusnet | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalTeatro‘Senta {Sobre Ser um Ser Humano}’ em cartaz no Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Agenda Cultural / Teatro

‘Senta {Sobre Ser um Ser Humano}’ em cartaz no Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Publicado em 31 de agosto de 2017 Imprimir Aumentar fonte
Senta – Sobre Ser um Ser Humano
Espetáculo: 'Senta {Sobre Ser um Ser Humano}'. Foto: Gabo Moralles.

Sobre o evento

Até o dia 1º de outubro, fica em cartaz no Teatro de Arena Eugênio Kusnet o espetáculo Senta {Sobre Ser um Ser Humano}, com direção geral de Nelson Baskerville. As apresentações acontecem sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 19h.

No enredo, Kalle, O Capitalista, ateia fogo na própria loja para receber o dinheiro do seguro. O personagem tentar escapar, assim, de uma crise financeira e familiar desencadeada quando seu filho, um taxista, enlouqueceu – segundo Kalle, por escrever poemas. O espetáculo propõe uma reflexão sobre a crise financeira mundial e suas consequências nacionais e internacionais. Temas como o regime capitalista, a igreja, o desemprego, o genocídio indígena e a morte são abordados pela encenação de Baskerville.

Os trabalhos para a montagem de Senta {Sobre Ser um Ser Humano} começaram em agosto de 2015. “A dramaturgia foi proposta coletivamente pelo elenco e costurada pela encenação. Durante oito meses de trabalho, eu apontei referências literárias, cinematográficas e plásticas. O grupo estudou e absorveu o contexto sociopolítico atual para reunir as colaborações e explicitá-las no espetáculo”, conta o diretor.

O espetáculo sugere que todos são responsáveis pela situação de crise mundial. A mensagem final é uma referência bíblica: “não servirei”. A frase é atribuída a Lúcifer, que rejeita a obediência divina. Mas, no espetáculo, a fala ganha outro sentido: “a este inimigo, não servirei; se não potencializamos o simbólico, fiquemos com a poesia”.

Sala Augusto Boal – Teatro de Arena Eugênio Kusnet

(Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque)

Espetáculo: Senta {Sobre Ser um Ser Humano}

De 8 de setembro a 1º de outubro. Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h.

Ingressos: R$ 40 (meia-entrada: R$ 20) – Cartões não são aceitos

A bilheteria abre uma hora antes do espetáculo e é fornecido um ingresso por pessoa

Duração: 80 minutos

Classificação etária: 16 anos

Ficha técnica:

Adaptação e direção geral: Nelson Baskerville | Assistência de direção: Rebecca Catalani | Elenco: Anna Talebi, Bia Souza, Fernando Vilela, Henrique Caponero, Inês Soares Martins, Júlia Caterina, Jussara Rahal, Mário Panza, Priscilla Alpha, Rafael Baloni, Thaís Junqueira, Thiago Neves, Tiago Ramos e Victoria Reis | Preparação corporal e coreografias: Joana Mattei | Trilha sonora: Zema Tamatchan | Música: Nelson Baskerville | Produção: Seu Viana Cia de Teatro | Cenário: Thaís Junqueira | Cenotécnicos: Henrique Caponero e Mateus Fiorentino | Figurino: Thaís Junqueira sob orientação de Marichilene Artisevskis | Iluminação e operação de luz: Lui Seixas | Operação de som: Rebecca Catalani |  Programação visual: Fernando Vilela e Rafael Monzillo.

Mais informações:

(11) 3662-5177; (11) 3259 6409

funartesp@gmail.com

Dia: 24 de setembro de 2017 Horário: 19:00 às 20:20 Local: Rua Dr. Teodoro Baima, 94, Vila Buarque