‘Ópera Bruta’ na Funarte MG | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalTeatro‘Ópera Bruta’ na Funarte MG

Agenda Cultural / Teatro

‘Ópera Bruta’ na Funarte MG

Publicado em 4 de dezembro de 2018 Imprimir Aumentar fonte
‘Ópera Bruta’ na Funarte MG
‘Ópera Bruta’ na Funarte MG

Sobre o evento

A mais recente produção do Coletivo Bacurinhas, Ópera Bruta estreia na Funarte MG, em Belo Horizonte, para curtíssima temporada, de 7 a 9 de dezembro, sexta a domingo, sempre às 19h30. O espetáculo lança um olhar e, principalmente, direciona a escuta para aquilo que nos soa masculino na sociedade. Em cena, estão as artistas Ana Cecília, Fernanda Rodrigues, Manu Pessoa, Michelle Sá e Idylla Silmarovi. A direção é de Juan Castrel.

Sinopse
Ópera Bruta, nova criação do Coletivo Bacurinhas, propõe uma reflexão sobre o tema ‘Masculinidade’. As narrativas sobre o Homem e a partir do Homem, palavra universal no mundo patriarcal, são agora objeto de reflexão numa inversão das normativas e estereótipos que precisam ser incendiados para a liberação de uma infinidade de corpos e masculinidades possíveis, plurais, diversas, atravessadas por múltiplas visões.O que nos soa como ópera através dos duetos, trios e coros é constituído pelo que ‘Eles’ dizem das coisas. E o desejo é ouvir o que há antes das ‘respostas’ nos espaços de debate. Da música de falas “masculinas” à fragilidade redefinida em lascas, metais dos canteiros de obras e ruídos. Ópera, operação, operar. Bruto, não. Bruta.

Sobre o coletivo
As Bacurinhas é um coletivo de mulheres artistas da capital mineira, que se reuniu em 2014. Desde então, vem trabalhando incessantemente em novos experimentos artísticos, sociais e políticos a partir de temas contemporâneos e através da perspectiva feminista. Em 2015, com direção de Marina Viana, o grupo estreou o espetáculo Calor na Bacurinha, montagem que fez parte da Ocupação Diálogos da Cia Mário Nascimento, na Funarte MG. Em 2016, também com Calor na Bacurinha, o coletivo se apresentou na Virada Cultural de Sete Lagoas, Verão Arte Contemporânea (VAC) – CCBB, Festival Internacional de Teatro (FIT BH) e Encontro Latino Americano de Mulheres (ELLA) – Galpão Cine Horto. Em 2017, realizou cena curta e espetáculo Calor na Bacurinha, na Mostra Cena Breve e Festival Internacional Ruído EnCena (Curitiba) e na ocupação TransArte(Funarte-MG). Em 2018, realizou dois Bacurinhas em Debate com o tema Masculinidades, na Funarte MG e no Espaço Comum Luiz Estrela. Estreou o projeto PELADA – Campeonato Performático de Futebol pelo Projovem Adolescente, integrando a mostra artística e periférica Teatro na Quebrada. E, em julho deste ano, estreou seu novo espetáculo, Ópera Bruta, no Galpão Cine Horto.

Ficha Técnica
Direção: Juan Castrel
Atuação: Ana Cecília, Fernanda Rodrigues, Manu Pessoa, Michelle Sá e Idylla Silmarovi
Dramaturgia:  Idylla Silmarovi e João Maria Kaisen
Direção Musical: Josi Lopes
Arranjos: Bruno Souza Banjo
Preparação Corporal: Rafael Lucas Bacelar e Thales Brenner Ventura
Coreografias: Thales Brenner Ventura
Figurino: Thales Brenner Ventrura
Cenografia, adereços: Jordana Ferreira
Projeção Audiovisual: Paula Kimo
Arte gráfica: Alexandre Hugo
Assistente de produção: Lui Rodrigues
Assessoria de Imprensa: Raquel  Utsch e Helga Campos
Realização e Produção: Coletivo Bacurinhas
Créditos das Fotos: Tratasse de José

Serviço

Ópera Bruta
De 7 a 9 de dezembro, sexta a domingo, às 19h30
Classificação: 18 anos I Duração: 120 minutos I Gênero: Teatro Contemporâneo
Valor do Ingresso: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

Funarte MG
Rua Januária 68, Centro – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3213- 3084

Dias: De 7 de dezembro a 9 de dezembro de 2018 Horário: 19:30 às 21:30 Local: Funarte MG - Rua Januária 68, Centro – Belo Horizonte (MG) Veja como chegar: Mapa do espaço cultural Amplie o mapa