Início do conteúdo
Agenda ‘Eia’, em cartaz na Funarte MG

Agenda cultural

Publicado em 28 de novembro de 2018

‘Eia’, em cartaz na Funarte MG

‘Eia’, em cartaz na Funarte MG Montagem ‘Eia’ na Funarte MG – Foto: Ariane Lazario

A montagem foi criada pelos formandos do Curso Técnico em Teatro 2018, da Universidade Federal de Minas Gerais, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O espetáculo fica em cartaz até o dia 16 de dezembro, com apresentações de quinta-feira a domingo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria com até 1h de antecedência.

Eia é construída a partir de histórias aparentemente desconexas, mas permeadas de pensamento crítico e metáforas sobre a realidade. A personagem central é representada por uma andarilha que percorre cenas fragmentadas e descreve vidas marcadas pela fome, pelo racismo, machismo e alienação. Corpos subjugados que revelam um ser humano em busca de novas reflexões para velhos caminhos. Como um sonho, o espetáculo de formatura do Teatro Universitário da UFMG revela momentos atemporais e sobrepostos da realidade humana.

Eia teve como base da criação coletiva as obras Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo; O Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus; e Pra frente o Pior, de Samuel Beckett, entre outras. E a trilha sonora reúne músicas compostas pelos próprios alunos e que têm o feminino como fio condutor.

A direção é assinada por Mônica Tavares, mestre em Artes Cênicas e professora substituta do Teatro Universitário (T.U.). Camila Jorge, preparadora vocal, é a diretora musical. Os figurinos são do designer e ex-aluno do T.U., Edsel Duarte, em parceria com outros formandos.

A cenografia foi coordenada pelos professores Tereza Bruzzi do Teatro Universitário, e pelo professor Cristiano Cezarino, da Escola de Arquitetura, por meio da disciplina Formação Transversal em Culturas em Movimento, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. A ação contou com a participação de alunos de diversas áreas da universidade.

Serviço:

Eia – Espetáculo de formatura dos alunos do Curso Técnico em Teatro, do Teatro Universitário da UFMG

Temporada: de 29 de novembro a 16 de dezembro

Dias e horário: quinta-feira a domingo, às 20h

Entrada gratuita

Duração: 1h20
Classificação indicativa: 16 anos

Saiba mais