‘Eia’, em cartaz na Funarte MG | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialAgenda CulturalTeatro‘Eia’, em cartaz na Funarte MG

Agenda Cultural / Teatro

‘Eia’, em cartaz na Funarte MG

Publicado em 28 de novembro de 2018 Imprimir Aumentar fonte
Montagem ‘Eia’ na Funarte MG – Foto: Ariane Lazario
Montagem 'Eia' na Funarte MG - Foto: Ariane Lazario

Sobre o evento

A montagem foi criada pelos formandos do Curso Técnico em Teatro 2018, da Universidade Federal de Minas Gerais, como parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O espetáculo fica em cartaz até o dia 16 de dezembro, com apresentações de quinta-feira a domingo. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria com até 1h de antecedência.

Eia é construída a partir de histórias aparentemente desconexas, mas permeadas de pensamento crítico e metáforas sobre a realidade. A personagem central é representada por uma andarilha que percorre cenas fragmentadas e descreve vidas marcadas pela fome, pelo racismo, machismo e alienação. Corpos subjugados que revelam um ser humano em busca de novas reflexões para velhos caminhos. Como um sonho, o espetáculo de formatura do Teatro Universitário da UFMG revela momentos atemporais e sobrepostos da realidade humana.

Eia teve como base da criação coletiva as obras Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo; O Diário de uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus; e Pra frente o Pior, de Samuel Beckett, entre outras. E a trilha sonora reúne músicas compostas pelos próprios alunos e que têm o feminino como fio condutor.

A direção é assinada por Mônica Tavares, mestre em Artes Cênicas e professora substituta do Teatro Universitário (T.U.). Camila Jorge, preparadora vocal, é a diretora musical. Os figurinos são do designer e ex-aluno do T.U., Edsel Duarte, em parceria com outros formandos.

A cenografia foi coordenada pelos professores Tereza Bruzzi do Teatro Universitário, e pelo professor Cristiano Cezarino, da Escola de Arquitetura, por meio da disciplina Formação Transversal em Culturas em Movimento, da Diretoria de Ação Cultural da UFMG. A ação contou com a participação de alunos de diversas áreas da universidade.

Serviço:

Eia – Espetáculo de formatura dos alunos do Curso Técnico em Teatro, do Teatro Universitário da UFMG

Temporada: de 29 de novembro a 16 de dezembro

Dias e horário: quinta-feira a domingo, às 20h

Entrada gratuita

Duração: 1h20
Classificação indicativa: 16 anos

Saiba mais

Dias: De 6 de dezembro a 9 de dezembro de 2018 Horário: 20:00 às 21:20 Local: Funarte MG - Rua Januária, 68 – Centro – Belo Horizonte (MG)