Teatro de Arena Eugênio Kusnet | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialA FunarteEspaços CulturaisSão PauloTeatro de Arena Eugênio Kusnet

A Funarte / Espaços Culturais / São Paulo

Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Relacionado a: Teatro
Teatro de Arena Eugenio Kusnet
Teatro de Arena Eugenio Kusnet

sobre

No térreo do prédio de dois andares, o Teatro de Arena está capacitado a receber 98 espectadores em sua sala de espetáculos, a Sala Augusto Boal. Já no segundo andar fica a Sala Umberto Magnani – aberta a exposições. Ocupado por edital, o Eugênio Kusnet realiza espetáculos a preços populares.

Clique aqui para baixar o rider do Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

**********

Sobre Eugênio Kusnet (1898, Kherson – 1975, São Paulo)

Considerado o mais importante ator de formação stanislavskiana do teatro brasileiro, teve atuação fundamental também como professor.  Formado em Moscou, mudou-se para o Brasil em 1926. Estreou nos palcos brasileiros apenas em 1951, a convite de Ziembinski, pelo TBC – Teatro Brasileiro de Comédia. Depois, trabalhou no TPA – Teatro Popular de Arte, no Teatro de Arena e no Teatro Oficina. Sua reflexão pedagógica pode ser conhecida pelo livro Ator e Método, organizado no início dos anos 1970.

Sobre Augusto Boal (Rio de Janeiro, 1931 – Rio de Janeiro, 2009)

Além de diretor e autor, foi também um teórico do teatro. Bastante reconhecido dentro e fora do Brasil – possivelmente o artista brasileiro mais famoso no mundo –, notabilizou-se entre outras coisas pela criação de métodos como o Teatro do Oprimido, que estreitam os laços entre o palco e a ação social. Sua intensa colaboração com o Teatro de Arena teve início em 1956 e se estendeu até o início dos anos 1970. Em espetáculos como Arena Conta Zumbi (1965) e Arena Conta Tiradentes (1966) aliou a pesquisa de linguagem à reflexão atuante sobre a realidade brasileira.

Sobre Umberto Magnani (Santa Cruz do Rio Pardo, 1941 – Rio de Janeiro, 2016 )

Reconhecido pela longa e premiada carreira como ator, com atuações em mais de 70 montagens teatrais, foi também produtor e gestor cultural. Sua colaboração com o Teatro de Arena teve início em 1968, a convite de Augusto Boal, e prosseguiu nos anos seguintes. Entre 1977 e 1990, dirigiu o Serviço Nacional de Teatro – SNT (integrado à Funarte em 1978), que havia comprado a sede física do Arena.  Ajudou a fundar e foi também diretor da Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo – APETESP.


Próximos eventos no local

voltar agenda
avançar agenda

Informações ao público: (11) 3259-6409 (11) 3256-9463 comunicacaosp@funarte.gov.br Local: Rua Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque - Centro, São Paulo
CEP 20220-202
Veja como chegar: Mapa do espaço cultural Amplie o mapa

Mais espaços culturais de São Paulo