Teatro de Arena Eugênio Kusnet | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialA FunarteEspaços CulturaisSão PauloTeatro de Arena Eugênio Kusnet

A Funarte / Espaços Culturais / São Paulo

Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Relacionado a: Teatro
Teatro de Arena Eugenio Kusnet
Teatro de Arena Eugenio Kusnet

sobre

Sala Augusto Boal

Sala de espetáculos do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, espaço histórico do teatro brasileiro que foi aberto nos anos 1950 e é administrado pela Funarte desde o final dos anos 1970. Com capacidade para 99 espectadores, mantém até hoje as mesmas características de sua concepção original, com o palco circular e as arquibancadas circundantes, em formato de arena. Sua ocupação se dá por meio de edital ou cessão de espaço.

Sala Umberto Magnani

Batizada e inaugurada para a finalidade atual em 2017, destina-se a exposições relacionadas às artes cênicas, especialmente ao teatro. Localizada no segundo andar do Teatro de Arena Eugênio Kusnet, cumpre assim a vocação do espaço para a preservação da memória do teatro brasileiro. Sua ocupação acontece por termo de cessão, mediante apresentação de projeto.  A Sala tem aproximadamente 108 metros quadrados.

Clique aqui para baixar o rider do Teatro de Arena Eugênio Kusnet.

**********

Sobre Eugênio Kusnet (1898, Kherson – 1975, São Paulo)

Considerado o mais importante ator de formação stanislavskiana do teatro brasileiro, teve atuação fundamental também como professor.  Formado em Moscou, mudou-se para o Brasil em 1926. Estreou nos palcos brasileiros apenas em 1951, a convite de Ziembinski, pelo TBC – Teatro Brasileiro de Comédia. Depois, trabalhou no TPA – Teatro Popular de Arte, no Teatro de Arena e no Teatro Oficina. Sua reflexão pedagógica pode ser conhecida pelo livro Ator e Método, organizado no início dos anos 1970.

Sobre Augusto Boal (Rio de Janeiro, 1931 – Rio de Janeiro, 2009)

Além de diretor e autor, foi também um teórico do teatro. Bastante reconhecido dentro e fora do Brasil – possivelmente o artista brasileiro mais famoso no mundo –, notabilizou-se entre outras coisas pela criação de métodos como o Teatro do Oprimido, que estreitam os laços entre o palco e a ação social. Sua intensa colaboração com o Teatro de Arena teve início em 1956 e se estendeu até o início dos anos 1970. Em espetáculos como Arena Conta Zumbi (1965) e Arena Conta Tiradentes (1966) aliou a pesquisa de linguagem à reflexão atuante sobre a realidade brasileira.

Sobre Umberto Magnani (Santa Cruz do Rio Pardo, 1941 – Rio de Janeiro, 2016 )

Reconhecido pela longa e premiada carreira como ator, com atuações em mais de 70 montagens teatrais, foi também produtor e gestor cultural. Sua colaboração com o Teatro de Arena teve início em 1968, a convite de Augusto Boal, e prosseguiu nos anos seguintes. Entre 1977 e 1990, dirigiu o Serviço Nacional de Teatro – SNT (integrado à Funarte em 1978), que havia comprado a sede física do Arena.  Ajudou a fundar e foi também diretor da Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Estado de São Paulo – APETESP.


Próximos eventos no local

voltar agenda
avançar agenda

Informações ao público: (11) 3259-6409 (11) 3256-9463 comunicacaosp@funarte.gov.br Local: Rua Teodoro Baima, 94 - Vila Buarque - Centro, São Paulo
CEP 20220-202
Veja como chegar: Mapa do espaço cultural Amplie o mapa

Mais espaços culturais de São Paulo