Única instituição de ensino diretamente mantida pelo Ministério da Cultura, a Escola Nacional de Circo (ENC) realiza cursos regulares de formação e reciclagem de artistas. Ao se estabelecer como legítimo espaço cultural circense, a escola cria meios de preservar e difundir a tradição milenar dessa arte. Aberta à reflexão e à experimentação, contribui também para a renovação da linguagem do circo.
Criada em 1982 pelo circense Luís Olimecha e por Orlando Miranda, a ENC reúne em seu corpo docente, profissionais com mais de trinta anos de carreira artística. Alguns deles oriundos da equipe que fundou a instituição. Atualmente, mantém 200 alunos matriculados e oferece aulas em dois turnos. A admissão é realizada por concurso público.
A Escola Nacional de Circo fica na Praça da Bandeira, nº. 4, no Rio de Janeiro, ponto tradicional de armação de circos no século 19 e início do século 20. O terreno, de sete mil metros quadrados, abriga uma lona moderna de quatro mastros, com capacidade para mil e duzentos espectadores. O espaço possui salas de aula, dança, auditório, musculação, fisioterapia, refeitório e oficina para confecção e conserto de aparelhos.
Missão:
Preservar a tradição da Arte Circense por meio de seu ensino regular e sistêmico, criando um espaço cultural legítimo, aberto à reflexão e à experimentação.
Objetivos:
Formar o artista circense através do domínio de habilidades e técnicas, capacitando-o para:
- Elaboração e execução de números com excelência;
- Montagem de equipamentos com segurança;
- Organização do espaço cênico circense;
- Domínio dos fatores técnicos que interferem na realização dos espetáculos;
- Reciclagem e especialização de profissionais circenses do Brasil e do exterior.
Equipe:
O corpo docente da Escola Nacional de Circo é composto por profissionais circenses com mais de trinta anos de atividade artística, oriundos da equipe que inaugurou a Escola, Técnicos em Artes Circenses formados pela ENC com ampla experiência docente, e Artistas Circenses formados por outras escolas de circo com renome internacional. A experiência didática na prática de ensino das técnicas circenses originou uma metodologia própria que vem sendo aperfeiçoada ao longo do tempo. A estas matérias foram acrescentadas disciplinas teóricas, que compõem o quadro complementar do currículo. Além do mais, a escola conta com uma equipe técnico-pedagógica multidisciplinar.
Localização:
A Escola Nacional de Circo ocupa um local muito querido aos circenses: a Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, um tradicional ponto de armação de circos no século 19 e início do século 20.
A Escola Nacional de Circo proporciona a vivência e o aprofundamento técnico nas mais variadas modalidades que compõe as artes circenses.
TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO:
Malabares, laço, bastão do diabo/ bastão chinês, diabolô, entre outras.
TÉCNICAS DE ACROBACIAS AÉREAS
Trapézio (de vôos, simples e duplo, em balanço), quadrante, bambu, corda (indiana simples e dupla, marinha), passeio aéreo, tecidos, argolas, liras, faixas ou tiras, entre outras.
TÉCNICAS DE ACROBACIA
Antipodismo (tranca e icários), solo (saltos), contorção, aros chineses, escadas, cadeiras, maca russas, barras russas, báscula, mini-tramp, trampolim acrobático, dândis, adágio, entre outros.
EQUILÍBRIO
Paradas (de mão, de cabeça), bola, cadeiras, perna-de-pau, monociclo, rola-rola, arame (baixo,alto,bambo,inclinado), patinação, entre outros.
TÉCNICAS ESPECIAIS
Pirofagia, força capilar e dental, comicidade, entre outros.
Cursos oferecidos:
1) Técnico em Artes Circenses:
É o curso completo de formação em artes circenses que a escola oferece. Tem duração de sete semestres e, ao final destes, os alunos realizam um espetáculo de formatura como conclusão do curso.
Critérios de admissão:
A admissão à ENC se dá por concurso público. Para se inscrever neste concurso, é necessário:
- Ter idade mínima de 14 anos;
- Estar matriculado em escola regular ou ter concluído o ensino médio;
- Gozar de boas condições de saúde física e psicológica.
A prova é dividida em duas etapas:
1ª – Prova básica de aptidão física e habilidades circenses
2ª – Prova aprofundada de aptidão física, habilidades circenses, artes cênicas, dinâmica de grupo e conhecimentos em língua portuguesa.
Estrutura curricular
A Organização Curricular do Curso obedece as seguintes etapas de aprendizagem:
Módulo Básico (1º e 2º período);
Módulo Profissional (3º e 4º períodos);
Módulo Formativo (5º a 7º período);
Estágio Profissional (a partir do 5º período).
Critérios de avaliação:
Para avaliação do aluno, é realizada uma análise qualitativa de seu desempenho no processo de concepção, produção e interpretação artística e na aplicação, neste processo, de elementos e valores estéticos, técnicos e materiais.
Ao avaliar o aluno, os instrutores se utilizam de conceitos baseados nos seguintes critérios:
A – quando o educando atingir plenamente os objetivos;
B – quando o educando atingir todos os objetivos;
C – quando o educando atingir os objetivos essenciais;
D – quando o educando não atingir os objetivos essenciais.
E – quando, pela ausência nas atividades ou descumprimento de norma, o educando não atingir objetivos essenciais.
2) Curso de Intercâmbio Internacional em Artes Circenses
O curso tem duração de 3 meses e possibilita que os artistas circenses estrangeiros, mediante solicitação da instituição de ensino de origem, se aperfeiçoem nas Artes Circenses.
A admissão é feita por meio de documentação previamente enviada para análise da escola e por um exame presencial de performance técnica e artística do postulante.
Lista de documentos necessários: carta de solicitação da instituição de ensino de origem, 2 fotografias 3X4, curriculum vitae, comprovantes de experiência como circense, atestado médico, documento de identidade, passaporte e visto atualizado, quando for o caso.
ESCOLA NACIONAL DE CIRCO
Coordenador: Carlos Vianna
Rua Elpídio Boamorte, s/nº, bairro: Praça da Bandeira
CEP: 20270-170 Rio de Janeiro (RJ)
Coordenação
Telefone: (21) 2504-3720
E-mail: escolacirco@gmail.com
Administração e Patrimônio
Telefone: (21) 2504-5182
E-mail: admescolacirco@gmail.com
Secretaria Escolar e Gerência Pedagógica
Telefone (21) 2504-5320
E-mail: secretariaescolacirco@gmail.com
Biblioteca
Telefones: (21) 2504-5496 / 2504-5215, ramal 201
Agendamento de Visitas
Telefone: (21) 2504-5320
E-mail: visitacaoenc@gmail.com
COORDENAÇÃO NACIONAL DE CIRCO
Coordenador: Marcos Teixeira Campos
Teatro Glauce Rocha
Avenida Rio Branco, 179 – Centro
CEP: 202140-007 Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 2279-8034
E-mail: circo.funarte@gmail.com
ESCOLA NACIONAL DE CIRCO – 31 ANOS
O programa Campus da TV Uerj publicou matéria sobre os 31 anos de trabalho da Escola Nacional de Circo. A ENC é referência na formação de artistas circenses.
Para ver o vídeo, clique aqui.