Edição 2011

No intuito de promover a reflexão e contribuir para a formulação e aperfeiçoamento das políticas para as artes em âmbito nacional, a Fundação Nacional de Artes realiza pela primeira vez o I Encontro Funarte de Políticas para as Artes, de acordo  com sua missão institucional de “promover e incentivar a produção, a prática e o desenvolvimento das atividades artísticas e culturais no território nacional e, especialmente, promover ações destinadas à difusão do produto e da produção cultural”.

O evento visa promover um diálogo qualificado em torno das políticas empreendidas especificamente para as artes no país e divulgar trabalhos teóricos e práticos no campo das ações políticas, das reflexões históricas e teóricas sobre as políticas culturais brasileiras, fortalecendo a atuação de instituições de interesse público, a sociedade civil e agentes culturais que produzem e difundem a arte brasileira no país ou fora dele.

Com essa ação, busca-se um ambiente favorável para a formulação de um diagnóstico mais preciso sobre a realidade das artes no país, uma vez que a reflexão e os estudos são essenciais para a formulação, avaliação e aprimoramento das políticas públicas, que, por definição, atrelam teoria e prática, pesquisa e ação. Além disso, pretende contribuir para o fortalecimento do campo de estudos sobre políticas culturais no país, que vem crescendo nos últimos anos, mas ainda necessita de novos fóruns de intercâmbio e discussão qualificados.

O Encontro Funarte de Políticas para as Artes reunirá especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área das políticas públicas para as artes, com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates no campo das ações políticas, das reflexões históricas e teóricas. Será composto por mesa de experiências e de exposições,  grupos de trabalho de boas práticas e mostra artística, sendo aberto para o público em geral. As discussões terão como pano de fundo cinco eixos temáticos: arte e tecnologia; fomento; artes e economia criativa; gestão de políticas culturais; arte e sustentabilidade.

Programação
Eixos Temáticos
Artigos Selecionados
Relatórios de Boas Práticas
Fotos

: :

Expediente

Presidente da República
Dilma Vana Roussef

Ministra de Estado da Cultura
Ana de Hollanda

Fundação Nacional de Artes
Presidente
Antonio Grassi

Diretora Executiva
Myriam Lewin

Centro de Programas Integrados
Diretora
Ana Claudia Souza

Encontro Funarte de Políticas para as Artes

Organização
Ana Vasconcelos
André Bezerra

Produção
Daniela Sampaio
Juliana Amaral

Equipe de avaliação dos trabalhos apresentados
Ana Vasconcelos
André Bezerra
Daniela Sampaio
Felipe Ribeiro
Juliana Amaral
Marcelo Gruman

Assessoria de Comunicação
Coordenadora
Camila Pereira

Portal das Artes
Coordenador
Pedro Paulo Malta

Programação Visual
Paula Nogueira

Blog
Cristiano Marinho

Redes Sociais
Maria Cristina Martins

Comentários

2

Deixe seu comentário

* Os campos de nome, e-mail e mensagem são de preenchimento obrigatório.

  • Salete
    enviado em 15 de setembro de 2011

    Podemos escrever trabalhos de pesquisas na área de cultura tradicional popular

    Ex: Monografias

    • CEPIN Ana
      enviado em 19 de setembro de 2011

      Prezada Salete
      sim, é possível escrever trabalhos na área de cultura tradicional popular, basta que você encaixe sua pesquisa em um dos eixos norteadores do Encontro.
      Abraços
      Ana Vasconcelos