Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo – Turma 2017/2019 | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialEditaisEm avaliaçãoProcesso Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo – Turma 2017/2019

Editais / Em avaliação

Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo – Turma 2017/2019

Relacionado a: Circo
Publicado em 20 de abril de 2017 Imprimir Aumentar fonte

Sobre o Edital

FASE: AVALIAÇÃO PRESENCIAL – RESULTADO

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou, no dia 24 de julho de 2017, o resultado da avaliação presencial do Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo – Turma 2017/2019.

Aviso – 25/07/2017 – a lista de notas foi corrigida nesta data, por motivo de erro no número de inscrição de um dos candidatos

A próxima etapa do processo de seleção é a Análise da documentação complementar. No prazo de até dez dias corridos, conforme dispõe o edital, devem apresentar os documentos nele previstos os candidatos classificados para esta última fase – ou seja: os que conquistaram as 60 primeiras colocações. Duvidas podem ser tiradas através dos emails: escolacirco@funarte.gov.br ou secretariaescolacirco@gmail.com ou pelo telefone (21) 2504 5320.

Acesse abaixo a portaria que divulga o resultado da fase de avaliação presencial, a relação de notas de todos os convocados para a prova presencial e a portaria de divulgação dos nomes dos integrantes da Comissão de Seleção.

Resultado CORRIGIDO – relação de notas dos candidatos convocados (nomes em ordem decrescente)

Avaliação presencial – portaria de divulgação de resultado

Acesse aqui a portaria que divulga os nomes da Comissão de Seleção

A avaliação presencial, terceira etapa deste processo seletivo, teve como objetivo verificar o nível técnico e o potencial de desenvolvimento artístico dos candidatos. A etapa consistiu de provas técnicas e artísticas, com duração de 8 horas. 70 candidatos foram convocados para essa fase.

Mais informações através dos e-mails da Escola Nacional de Circo da Funarte: escolacirco@funarte.gov.br ou secretariaescolacirco@gmail.com

FASE: AVALIAÇÃO PRELIMINAR – RESULTADO

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou, no dia 6 de julho, quinta-feira, o resultado definitivo da fase de Avaliação Preliminar do Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo.

Acompanha esse resultado a lista de candidatos convocados para a prova presencial, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de julho de 9h às 18h nas dependências da Escola, na Na Rua ElpídioBoamorte s/n – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro (RJ)

Os critérios utilizados pela Comissão de Seleção do concurso para a pontuação estão determinados no Anexo 1 do edital – este acessível nesta página, na coluna Arquivos relacionados.

Acesse o resultado aqui

Acesse aqui a lista de convocados para a prova presencial

Sobre a próxima etapa

A avaliação presencial tem como objetivo avaliar o nível técnico e o potencial de desenvolvimento artístico dos candidatos. A etapa consiste de provas técnicas e artísticas, com duração de 8 horas (das 9h às 18h), com uma hora de intervalo para almoço.

Diz o item 11 do edital:

“Durante a prova os candidatos realizarão as atividades descritas nas alíneas ‘C.1’, ‘C.2’ e ‘C.3’, do item 4, do Anexo 1” do edital, atendendo aos seguintes requisitos:
“a) Deverão ser realizadas as mesmas performances que foram apresentadas pelo(a) candidato(a) para Avaliação Preliminar, constante no item 10 deste edital.
b) Cada candidato deverá trazer os “arquivos mp3” com as músicas que façam parte da Avaliação Presencial gravados em ‘pen drive’.
c) O candidato deverá utilizar o material ou aparelho da Escola Nacional de Circo para a execução de sua prova. Caberá ao candidato, consultar a Escola, a fim de saber se a mesma possui o aparelho em questão. Caso não possua, será permitido ao candidato trazer seu aparelho para realização da prova.”

No item 11.3.1 está previsto:  “A Comissão de Seleção poderá solicitar ao candidato a execução de atividades complementares relacionadas aos grupos de modalidades circenses descritos no item 10.6.

Conforme o item 11.6, “As despesas com o deslocamento até a cidade do Rio de Janeiro, assim como custos de hospedagem e alimentação durante sua estadia para a realização da prova, correrão exclusivamente por conta do(a) candidato(a)”

Item 11.7: “O candidato classificado deverá comparecer ao local designado para realizar a Avaliação Presencial com antecedência mínima de 60 (sessenta) minutos do horário fixado para seu início, munido de documento de identidade com foto” e “O candidato emancipado deverá apresentar documento oficial comprobatório da sua condição, nos termos dos Artigos 5º, parágrafo único, e 9º, inciso II, da Lei Federal Nº 10.406/2002” (Código Civil)”.

“Não haverá segunda chamada para a Avaliação Presencial sob qualquer hipótese. O não comparecimento no horário estipulado para a realização da avaliação implicará na imediata eliminação do(a) candidato(a)” (item 11.8).

Sobre o processo seletivo

Conforme o item 7.1. do edital, acessível nesta página (na coluna Arquivos relacionados), o processo seletivo tem quatro etapas: Habilitação – uma triagem eliminatória; Avaliação preliminar, pela Comissão de Seleção; Avaliação presencial, realizada pela Comissão de Seleção, conforme descrito acima; e Análise da Documentação Complementar.

__________________________________________

FASE: AVALIAÇÃO PRELIMINAR após RECURSOS

A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, no dia 3 de julho (segunda-feira), a listagem do resultado da Avaliação Preliminar após recursos do Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo – turma 2017/2019. A Funarte recebeu 32 recursos, sendo um (1) deferido. A este resultado cabe pedido de reconsideração, a ser encaminhado no prazo de dois (2) dias pelo endereço eletrônico escolacirco@funarte.gov.br por meio de formulário disponível nesta página de Edital.

Acesse aqui a lista com o RESULTADO DA AVALIAÇÃO PRELIMINAR APÓS RECURSOS

————————————————–

FASE: AVALIAÇÃO PRELIMINAR

A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, no dia 28 de junho (quarta-feira), o resultado da Fase de Avaliação Preliminar do Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos do Curso Técnico em Arte Circense da Escola Nacional de Circo – Turma 2017/2019. À decisão, cabe recurso, no prazo de dois (2) dias, que deve ser encaminhado somente por meio do endereço eletrônico escolacirco@funarte.fov.br

O formulário para recurso está disponível nesta página de edital.

Acesse aqui a Lista com o Resultado de Avaliação Preliminar

———————————-

1ª FASE: HABILITADOS E INABILITADOS APÓS PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO

Correção de resultado

Dia 27/06/2017 – 16h04min - Foi retificada a Lista de habilitados e inabilitados após pedido de reconsideração, antes atualizada às 13h47.

Acesse aqui esse resultado corrigido

A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, no dia 27 de junho (terça-feira), o resultado final da primeira fase de habilitação, após pedido de reconsideração, do Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Artes Circenses – turma 2017/2019. Foram habilitados para o processo 223 candidatos e 47 foram inabilitados.

______________________________________

1ª FASE: HABILITADOS E INABILITADOS APÓS RECURSOS

A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulga nesta quinta (21/06) a lista de habilitados e inabilitados em ordem alfabética após recursos, referente ao edital do Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos do Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo – turma 2017/2019. A Escola Nacional de Circo recebeu 26 pedidos de recurso, dos quais quatro foram deferidos e 22 indeferidos.

Os pedidos de reconsideração a este resultado podem ser feitos no prazo de dois dias, somente por meio do endereço eletrônico escolacirco@funarte.gov.br por formulário próprio já disponível nesta página do edital.

O resultado final da habilitação (1ª fase) será publicado na página eletrônica da Funarte, na próxima terça feira, dia 27.

Acesse aqui a RELAÇÃO DE HABILITADOS E INABILITADOS APÓS RECURSOS

______________________________________________

1ª FASE: HABILITAÇÃO
A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, na segunda-feira (19/06), o resultado da primeira fase de habilitação do Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Artes Circenses – turma 2017/2019. Foram habilitados 218 candidatos, e 51 foram inabilitados para o Processo.

Os interessados podem interpor recurso ao resultado, no prazo de dois dias (20 e 21/06), conforme consta no regulamento. O formulário encontra-se publicado nesta página do edital – (ANEXO 3 – FORMULÁRIO DE RECURSO).

O Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Artes Circenses – turma 2017/2019 recebeu um total de 269 inscrições. A primeira fase de Habilitação consiste de triagem, de caráter eliminatório, coordenada pela Comissão de Habilitação, nomeada pelo presidente da Funarte e composta por funcionários da Instituição, quando, então, é verificado se o candidato cumpre as exigências previstas para inscrição no edital.

No dia 22, quinta-feira, será divulgado o resultado do recurso, ao qual cabe pedido de reconsideração, também com prazo de dois dias úteis (23 e 26/06). O resultado final do pedido de reconsideração desta primeira fase – Habilitação será publicado na página da Instituição, na terça-feira posterior, dia 27 de junho. O formulário para reconsideração também pode ser encontrado ao lado (ANEXO 4 – FORMULÁRIO DE PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO).

Todos os pedidos devem ser enviados somente através do endereço eletrônico escolacirco@funarte.gov.br

É de total responsabilidade do candidato acompanhar a atualização das informações.

Acesse aqui a RELAÇÃO DE HABILITADOS E INABILITADOS POR ORDEM ALFABÉTICA – ENC

—————————————-

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou, no dia 20 de abril de 2017, no Diário Oficial da União, a portaria que institui o Edital do Processo Seletivo para Ingresso de Novos Alunos no Curso Técnico em Artes Circenses da Escola Nacional de Circo – Turma 2017/2019. Sessenta novos alunos serão selecionados e cada um receberá uma bolsa de R$ 2,5 mil reais mensais, durante o período de agosto de 2017 a junho de 2019, conforme o item 2.1 do edital. As inscrições estarão abertas até 7 de junho.

Podem participar do processo seletivo brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros (pessoa física) que tiverem concluído o ensino médio até a data de publicação do edital. A bolsa visa possibilitar aos alunos a manutenção de suas necessidades básicas de moradia, alimentação e saúde na cidade do Rio de Janeiro durante todo o período do Curso Técnico em Artes Circenses. Os recursos disponibilizados para o desenvolvimento deste edital totalizam R$ 3.450 milhões.

O Curso Técnico em Artes Circenses é realizado pela Escola Nacional de Circo, em parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ),  e é o primeiro no gênero a ser reconhecido pelo Ministério da Educação. Foi instituído pela Resolução nº 11 de 02 de abril de 2015 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro do Ministério da Educação. A resolução e o projeto político pedagógico estão disponíveis em www.funarte.gov.br/enc.

As inscrições estarão abertas pelo prazo de 45 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil após a publicação do edital no Diário Oficial da União. Somente serão aceitas inscrições enviadas pelos correios, exclusivamente via SEDEX, sendo desconsideradas aquelas postadas após a data de encerramento.

As inscrições deverão ser encaminhadas com a seguinte identificação e endereço:

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE NOVOS ALUNOS NO CURSO TÉCNICO EM ARTES CIRCENSES DA ESCOLA NACIONAL DE CIRCO – TURMA 2017/2019

Escola Nacional de Circo
Rua Elpídio Boamorte, S/Nº
Praça da Bandeira – Rio de Janeiro/RJ
CEP: 20270-170

Os candidatos inscritos serão avaliados em quatro etapas: 1) Habilitação – triagem, de caráter eliminatório, coordenada pela Comissão de Habilitação; 2) Avaliação preliminar, realizada pela Comissão de Seleção, segundo os critérios de pontuação (Anexo 1 do edital); 3) Avaliação presencial, realizada pela Comissão de Seleção que avaliará o desempenho dos candidatos em provas técnicas e artísticas presenciais realizadas nas dependências da Escola Nacional de Circo (Anexo 1); 4) Análise da documentação complementar (item 12.1).

Os resultados de todas as etapas serão divulgados na página eletrônica da Funarte (www.funarte.gov.br), sendo de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a publicação de todos os atos referentes ao processo seletivo.

Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico escolacirco@funarte.gov.br ou pelo telefone: (21) 2504-5320.

Acesse abaixo o edital e seus anexos:

Edital Processo Seletivo Novos Alunos ENC 2017-2019

Ficha de Inscrição e Anexo 2 – Pré-Projeto de Pesquisa em Artes do Circo

Anexo 3 – Formulário de Recursos- Edital Processo Seletivo ENC – Turma 2017-2019

Anexo 4 – Formulário de Pedido de Reconsideração – Edital Processo Seletivo ENC – Turma 2017-2019

Portaria que institui o Edital do Processo Seletivo Novos Alunos ENC 2017-2019

Assista o tutorial do edital 2015 da ENC no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=HI4A6cxpDLA&list=PL6AkHWLKjLGIHYZCV1KHJX_13nP75sbi4


Em avaliação ?

Após o fim do prazo para inscrições, uma comissão julgadora avalia as propostas recebidas. Em seguida, a lista de projetos classificados será divulgada neste portal.