Prêmio Mercosul de Artes Visuais | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialEditaisResultadoPrêmio Mercosul de Artes Visuais

Editais / Resultado

Prêmio Mercosul de Artes Visuais

Relacionado a: Artes Visuais
Publicado em 17 de dezembro de 2015 Imprimir Aumentar fonte

Sobre o Edital

DIVULGADO O PROJETO SELECIONADO DO BRASIL

No dia 8 de abril, o Júri Regional do Prêmio Mercosul de Artes Visuais  se reuniu em Montevidéu, no Uruguai, com representantes dos países participantes – Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela e Equador. Como resultado, o júri elegeu, entre os artistas pré-selecionados do Brasil, a artista Maíra Ishida, com o projeto Memória Compulsiva.

Acesse abaixo a Ata de Avaliação das Propostas e o Resultado dos Selecionados (em espanhol e português)

Ata – Prêmio Mercosul de Artes Visuais

Ata – Prêmio Mercosul de Artes Visuais (português)

————————————————————-

DIVULGADA A PRÉ-SELEÇÃO DE PROJETOS

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou na sexta, 1º de abril, a lista de projetos pré-selecionados para o Prêmio Mercosul de Artes Visuais. Os projetos foram selecionados pela comissão de seleção, reunida nos dias 30 e 31 de março.
Os dez projetos serão apreciados pelo júri regional, composto por um representante de cada país parte e associado do Mercosul. Este júri, que se reunirá em Montevidéu, no Uruguai, selecionará um representante por país e divulgará o resultado ao longo do mês de abril.

Acesse aqui a lista de Projetos Pré-Selecionados – PRÊMIO MERCOSUL DE ARTES VISUAIS 2016

—————————————————————————————————————————————-

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 20 DE MARÇO DE 2016

Publicada a portaria de constituição da Comissão de Seleção

Data: 30 de março de 2016

Acesse o documento aqui

A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, no dia 14 de dezembro de 2015, o chamamento público para o Prêmio Mercosul de Artes Visuais. A iniciativa reúne Ministérios da Cultura de seis países que compõem o MERCOSUL Cultural. Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Equador estão lançando esta edição simultaneamente.

O objetivo da premiação é incentivar e reconhecer o trabalho de artistas visuais da região e terá como finalidade a realização de residências artísticas, que promovam o intercâmbio, o conhecimento mútuo e a difusão de ações e realizações de nossos artistas.

O Prêmio terá a modalidade de concurso individual, dirigida a artistas maiores de 18 anos de idade, que deverão estar vinculados aos países citados, seja por nacionalidade (nativo ou naturalizado) ou com residência de pelo menos cinco (5) anos.

O prêmio consistirá numa residência artística de três (3) a quatro (4) semanas de duração, a realizar-se no Espacio de Arte Contemporáneo (EAC), na cidade de Montevidéu, no Uruguai, para um (1) artista por cada país participante. A assistência aos ganhadores inclui passagem aérea, uma soma equivalente a USD 2.000 (dois mil dólares) para gastos de produção da obra e manutenção do artista, a cargo de cada país. As residências serão realizadas no mês de junho de 2016.

As inscrições devem ser enviadas ao endereço eletrônico: pmercosulav@funarte.gov.br, até 20 de março de 2016. Dúvidas e esclarecimentos deverão ser solicitados somente por este email.

Confira o Regulamento do Prêmio e anexos abaixo:

Regulamento Prêmio Mercosul de Artes Visuais – 2015-16

ANEXO I – Sobre o EAC-Mercosul

ANEXO II – Apresentação EAC-Mercosul

Links adicionais:

Notícia do Prêmio na página do Mercosul Cultural:

http://www.mercosurcultural.org/index.php/2015-09-30-12-49-44/121-premio-mercosur-de-artes-visuales

Página do Espacio de Arte Contemporáneo:

http://www.eac.gub.uy/

Resultado ?

Já foi divulgada a relação dos projetos classificados. Os proponentes contemplados devem proceder às próximas etapas previstas pelo edital (ex.: envio de documentação).