Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva / 2013 | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialEditaisResultadoPrêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva / 2013

Editais / Resultado

Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva / 2013

Relacionado a: Teatro
Publicado em 12 de março de 2013 Imprimir Aumentar fonte

Sobre o Edital

FASE FINAL

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Fundação Nacional de Artes – Funarte resolve não atribuir o 7º Prêmio Luso Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva – ano 2013 – ao texto selecionado, Luiz Gama ou O Diabo Coxo, de autoria de Gabriela Coelho Rabelo Amadeu. A Funarte tem como base para tal medida a constatação de que foi infringido o item 2.5 do edital, que diz:

“- Os textos não poderão ser divulgados por quaisquer meios, total ou parcialmente, até a data da publicação do resultado final da seleção” (item 8.10).

Os links abaixo comprovam que houve leitura pública do texto, durante o período que antecedeu a reunião conjunta dos jurados brasileiros e portugueses, quando foi escolhido o texto em questão. A reunião foi realizada através de videoconferência, no dia 5 de novembro de 2013.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=4685610743353&set=a.4685662864656.1073741825.1386448731&type=1&theater

https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ie=UTF-8&rct=j#q=Leitura+dram%C3%A1tica+Gabriela+Rabelo+Diabo+Coxo

http://www.oficinasculturais.org.br/programacao/imprime-programacao.php?idprogramacao=1808

Considerando os termos do protocolo de parceria, celebrado entre a Funarte, representante da República Federativa do Brasil e o Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, representante da Republica de Portugal, em 12/08/2011, as referidas partes resolvem, em comum acordo, não atribuir neste ano de 2013, o 7º Prêmio Luso Brasileiro de Dramaturgia- Antonio José da Silva.

A menção honrosa atribuída ao texto Quando a Noite Cai, do autor português Luís Miguel da Silva Lopes, foi também retirada, por violação do regulamento do prêmio, pois incorreu na mesma infração citada em relação ao texto brasileiro.

Heloisa Vinadé

Coordenadora de Teatro/ Funarte

_______________________________

ATENÇÃO: Para acessar os documentos disponíveis na coluna “Arquivos relacionados” (à direita), utilize os navegadores Mozilla Firefox ou Internet Explorer

_______________________________

DIVULGADA A OBRA SELECIONADA

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e o Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa, de Portugal, anunciaram, no dia 6 de novembro, a obra selecionada pelo 7º Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva. A peça Luiz Gama ou O Diabo Coxo, de Gabriela Coelho Rabelo Amadeu (Brasil), concorreu com outros três finalistas de autores brasileiros e com os quatro finalistas portugueses.  O autor contemplado vai receber 15 mil euros, além de ter o texto publicado nos dois países. O prazo para interpor recurso é de dois dias úteis, portanto, até 8 de novembro.

DIVULGADOS OS FINALISTAS DA PRIMEIRA ETAPA

A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, nesta quarta-feira, 17 de julho, os quatro textos brasileiros finalistas da primeira etapa do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva/2013.

São eles:

- Diálogo.  Três Mulheres  (pseudônimo: Flor de Lotus. Inscrição nº 74)

- Luiz Gama ou o Diabo Coxo  (pseudônimo: Mário Garcia. Inscrição nº 85)

- Lembranças do Paraíso (pseudônimo: Eurípedes da Silva. Inscrição nº 165)

- Nosso Elevado Nível de Vida ( pseudônimo: Jack Bitter. Inscrição nº 223)

O prazo para interpor recurso é de dois dias úteis, a contar da data da divulgação do resultado desta fase.

___________________________________________________

PUBLICADA A LISTA DE PROJETOS HABILITADOS E INABILITADOS

A Funarte publicou, no dia 7 de maio de 2013, a relação dos projetos habilitados e inabilitados. Ela é referente à primeira fase do processo seletivo. Conforme o item 5.3 do edital, os proponentes não habilitados poderão interpor recurso à Comissão de Habilitação, no prazo de dois dias úteis, a contar da data da divulgação, para o endereço teatro@funarte.gov.br. De acordo com o edital, não cabe a apresentação de documentos não enviados no momento da inscrição (vide item III do texto). Só serão aceitos recursos com a sua justificativa (item 5.3.1)

Acesse aqui a lista de Habilitados e Inabilitados do Premio Luso Brasileiro de Dramaturgia

Aviso: a lista citada acima, publicada pela primeira vez no dia 7 de maio de 2013, foi alterada. com acréscimo de três proponentes habilitados sendo: dois no dia 9 e um e no dia 10.

Conforme estabelecido no edital, na segunda etapa do processo seletivo, os projetos serão avaliados por uma Comissão de Seleção. Ela será composta pelas seguintes personalidades: Maurício Pucu Gonçalves, Ricardo Kosovski, ÂngelaMousinho Leite Lopes e Maria Heloisa Coimbra Vinadé como representante da Funarte, que presidirá a comissão.

__________________________________________________________________________________________

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e o Camões Instituto de Cooperação e da Língua Portuguesa, de Portugal, lançaram, no dia 12 de março de 2013, a sétima edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva. O edital estabelece premiação no valor de 15 mil euros para o autor da obra vencedora. Podem concorrer cidadãos brasileiros ou estrangeiros naturalizados, com um ou mais textos originais, em língua portuguesa, não editados e não encenados.

O objetivo do Prêmio é impulsionar a escrita dramática em todos os gêneros, reforçar as parcerias de desenvolvimento e cooperação cultural entre Brasil e Portugal e incentivar o surgimento de novos autores. As inscrições estarão abertas de 12 de março a 26 de abril de 2012.

Os textos brasileiros serão selecionados por uma comissão brasileira de especialistas e, as obras portuguesas, por uma comissão de Portugal. De acordo com o edital, a seleção dos projetos ocorrerá em duas etapas. Na primeira, serão escolhidos oito textos: quatro do Brasil e quatro de Portugal. A avaliação final será feita pelas duas comissões, através de uma videoconferência. Após cumprido todo o processo seletivo previsto no edital, a obra premiada será editada nos dois países.

Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva / 2013

Realização
Brasil: Fundação Nacional de Artes – Funarte
Portugal: Camões – Instituto de Cooperação e da Língua, I.P.

Mais informações: teatro@funarte.gov.br