Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialEditaisResultadoPrêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise

Editais / Resultado

Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise

Relacionado a: Artes Visuais
Publicado em 6 de março de 2012 Imprimir Aumentar fonte

Sobre o Edital

RESULTADO FINAL PUBLICADO

RELAÇÃO DE CONTEMPLADOS POR ESPAÇO

Galeria Fayga Ostrower

Projeto: Guia afetivo do centro
Proponente: Brígida Moura Campbell Paes – Belo Horizonte/MG

Projeto: Ícones – Outras Palavras
Proponente: Jair Correia – Ribeirão Preto/SP

Projeto: Ser, paisagem
Proponente: Karina e Silva Dias – Brasília/DF

Marquise

Projeto: Enguias (Prosa do Observatório II)
Proponente: Cirilo de Albernaz Quartim – Brasília – DF

Projeto: Trans Por(ta)
Proponente: Daniel Nogueira de Lima – São Paulo/SP

Projeto: Linhas e Lugares à Espera
Proponente: Rogério Francisco Sanchotene Severo – São Leopoldo – RS

Baixe ao lado a portaria que contém este resultado e demais documentos relacionados.

________________________________________

Os projetos com inscrição validada foram analisados por uma comissão de seleção independente, composta por quatro membros. Um deles é representante da Funarte; os demais foram convidados, por notório e amplo conhecimento da produção nacional na área de abrangência do edital. A Funarte apenas acompanha e preside os trabalhos das comissões de seleção de seus editais, não influenciando no resultado final. A partir das diretrizes norteadoras descritas no Edital, a Comissão de Seleção acrescentou os seguintes critérios para avaliação das propostas:

Contemplar a excelência dos projetos, no que se refere aos conceitos: de inventividade; de experimentação; de ousadia; das diversidades; do trânsito de linguagens; da interação com o público e com os dois espaços expositivos da Funarte. A comissão também levou em conta normas para a preservação patrimonial, para a viabilidade física, para a segurança e para a acessibilidade pública dos projetos.

A Comissão foi composta pelos seguintes membros: José Benedito Fonteles, Suzete Venturelli, Wagner Pacheco Barja, Sob coordenação de Iara Barbosa Martorelli, Coordenadora de Artes Visuais da Funarte Brasília, na condição de representante da Funarte. Clique aqui e acesse a nota técnica sobre a reunião da Comissão de Seleção.

Foram avaliados os 207 projetos inscritos e selecionados, em conformidade com o edital, o total de seis projetos. Cada um receberá o prêmio no valor de R$ 70 mil reais (deduzidos os descontos legais). Válido para todo o Brasil, o edital seleciona seis projetos de exposições a serem programadas na Funarte Brasília - três delas na Galeria Fayga Ostrower e três na área externa Marquise.

O objetivo do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea é estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências, em seus vários tipos de manifestação, estimular a produção artística e promover sua difusão, bem como a reflexão e a troca de informações por toda a comunidade ligada às artes visuais. Todas as ações ou produtos gerados pelo Prêmio serão gratuitos. Além disso, os editais do Prêmio dão ampla liberdade quanto às linguagens a serem utilizadas nos projetos, que podem ser direcionados a qualquer público. Entre os resultados planejados nas propostas, devem ser previstas as possíveis contribuições ao conhecimento e à difusão de processos criativos em artes visuais. Na elaboração do projeto, devem também ser considerados a qualidade, o planejamento e a divulgação necessários para a disponibilização dos resultados à sociedade, e ainda a adequação à arquitetura e às especificidades dos espaços da Funarte Brasília.

Conforme o edital, eram habilitadas a participar pessoas físicas, envolvidas com as artes visuais, ou representantes de coletivos de artistas. O participante poderia, ainda, ser representado (a) por uma pessoa jurídica.

O Edital do Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2012 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise foi publicado no dia 6 de março de 2012, no Diário Oficial da União, nº 45, Seção 3.

Acesse ao lado o edital e demais documentos relacionados.

Mais informações através do correio eletrônico

atosvisuais@funarte.gov.br

Obs.: A publicação da primeira relação de selecionados foi no Diário Oficial da União do dia 6 de junho de 2012. O prazo para pedido de reconsideração destes selecionados foi de cinco dias úteis após a publicação do resultado de seleção, conforme disposto no edital, para o endereço eletrônico: reconsideracao.ac@funarte.gov.br, em formulário, disponibilizado ao lado.


Resultado ?

Já foi divulgada a relação dos projetos classificados. Os proponentes contemplados devem proceder às próximas etapas previstas pelo edital (ex.: envio de documentação).