Ibermúsicas 2018 | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialEditaisEm avaliaçãoIbermúsicas 2018

Editais / Em avaliação

Ibermúsicas 2018

Relacionado a: Música
Publicado em 27 de abril de 2018 Imprimir Aumentar fonte

Sobre o Edital

Convocatória

Representado no Brasil pela Funarte, o Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas está com inscrições abertas para projetos a serem realizados em 2019

O Ibermúsicas – Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas, que premia projetos de países da Península Ibérica e das Américas, representado no Brasil pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, anuncia o lançamento de seus concursos de 2018.

No site da iniciativa estão abertas as inscrições para as suas mais recentes convocatórias de seleção, a serem realizadas em 2019. Cada edição apresenta várias categorias de concurso, com diferentes valores de apoio financeiro. A maioria das oito modalidades oferecidas em 2018 está com inscrições abertas até 31 de agosto deste ano (veja detalhamento abaixo).

O Ibermúsicas promove a criação musical; as residências artísticas; a difusão e produção da obra de compositores ibero-americanos; e a formação de novos públicos para espetáculos musicais dos países membros – entre outras formas de incentivo.

A missão do Programa é manter uma interação permanente de músicos, produtores e curadores brasileiros com seus pares dos outros países integrantes, através de diferentes classes de incentivo a ações como festivais, espetáculos e residências artísticas e espetáculos entre outros. O Ibermúsicas é, atualmente formado por 13 países, que financiam o fundo: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela; e pela Secretaria Geral Ibero-americana (Segib).

Cinco convocatórias da edição atual têm prazos de inscrição até dia 31 de agosto de 2018. Elas são as seguintes:

- Apoio à Mobilidade de Músicos 2018
- Apoio a Festivais e Encontros para a Mobilidade de Músicos 2018
- Apoio para Compositores para Residências Artísticas 2018
- Apoio a Instituições de Residências Artísticas de Compositores 2018
- Auxílio a Residências Artísticas para Criação Sonora com Novas Tecnologias no CMMAS 2018

Os concursos com prazos diferentes são os seguintes:

- 5º Concurso Ibero-Americano de Composição da Canção Popular “Ibermúsicas”
Até 15 de agosto

- Auxílio para Organizações/Instituições/Músicos Formadores/Oficineiros/Professores para o Desenvolvimento de Processos de Formação
Até 12 de outubro

- 1º Concurso de Composição Ibero-Americana para Conjunto de Câmara Ibermúsicas
Até 14 de outubro

Inscrições podem ser realizadas no site do Ibermúsicas. Ele também dá informações completas sobre as modalidades de concurso, os prazos, as regras e as formas (Endereço eletrônico abaixo).

O Centro da Música da Funarte é o representante da instituição no Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas. A organização do Ibermúsicas convida a “todos os músicos que querem fazer parte desta comunidade artística dinâmica e cada vez maior” a participar das oportunidades disponibilizadas em 2018.

O Ibermúsicas é dirigido por seu Conselho Intergovernamental, para o qual cada estado membro designa uma “autoridade das artes musicais” como representante. O Conselho define a política e as modalidades de apoio e toma outras decisões, de acordo com as regras enunciadas no regulamento do programa.

Convocatórias Ibermúsicas – Programa de Fomento das Músicas Ibero-Americanas 2018

Acesse aqui a página oficial (em português)