Iberescena 2018 – 2019 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialEditaisResultadoIberescena 2018 – 2019 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas

Editais / Resultado

Iberescena 2018 – 2019 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas

Relacionado a: Circo, Dança, Teatro
Publicado em 25 de abril de 2017 Imprimir Aumentar fonte

Sobre o Edital

DIVULGADO O RESULTADO DO IBERESCENA 2018-2019

O Conselho Intergovernamental do Programa Iberescena divulgou, no dia 30 de novembro, em sua página na internet, os projetos contemplados na convocatória 2018-2019. No total, serão premiados 105 projetos nas seguintes categorias: apoio a coprodução de espetáculos ibero-americanos (37); apoio a festivais e espaços cênicos para programação de espetáculos (43) e apoio a centros ibero-americanos de criação cênica em residência (25).

Integram o programa 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

A seguir, as listas de contemplados:

Apoio à coprodução de espetáculos ibero-americanos

Apoio a festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos

Apoio a centros ibero-americanos de criação cênica em residência

Acesse aqui a Ata da XXV Reunião do Conselho do Iberescena – Tradução

Acesse o site do Iberescena

___________________________________________

XXV Reunião Ordinária do Comitê Intergovernamental

Entre os dias 20 e 23 de novembro, a Fundação Nacional de Artes – Funarte participou da XXV Reunião Ordinária do Comitê Intergovernamental do programa Iberescena, em Montevidéu, no Uruguai. Durante o encontro, foram definidos os contemplados na convocatória 2018-2019. O resultado será divulgado na sexta-feira, dia 30 de novembro.

A Funarte é a representante do Brasil no programa. Na reunião, o coordenador de Dança do Centro de Artes Cênicas da instituição, Fabiano Carneiro, apresentou os projetos brasileiros, que foram previamente inscritos no portal do Iberescena. Fabiano destacou que, a cada edição, o número de inscritos de diversas regiões do país tem aumentado. Outro ponto positivo é o intercâmbio entre os participantes e suas conexões, incluindo a colaboração de artistas brasileiros em projetos de outros países.

Nesta convocatória, foram contemplados 105 projetos de um total de 435 inscritos nas três categorias, sendo 43 projetos na linha de apoio a festivais e espaços cênicos para programação de espetáculos; 37 projetos de coprodução de espetáculos ibero-americanos e 25 projetos na linha de apoio a processos de criação dramatúrgica e coreográfica em residência. Serão destinados aos contemplados 1.016.800 euros.

________________________________________________

AVISO: Prazo de inscrições alterado – até 28 de setembro

A data final do prazo de inscrições das convocatórias foi antecipada do dia 29 de setembro para o dia 28 de setembro. A informação é do Comitê do Iberescena.

Informações sobre inscrições no sitewww.iberescena.org

_______________________________

Inscrições até 28 de setembro

Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas, em sua 11ª edição, vai selecionar projetos de dança, circo e teatro, nas seguintes categorias: A) Ajudas à coprodução de espetáculos ibero-americanos; B) Ajudas a festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; e C) Ajudas a processos de criação dramatúrgica e coreográfica em residência.

Composto por 14 países ibero-americanos, o Fundo tem por objetivo promover a construção de um espaço cênico ibero-americano, incentivando trocas e intercâmbios artísticos entre os países-membros.Compõem o Iberescena: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai. Todos colaboram em conjunto com a Secretaria Geral Ibero-americana e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

As inscrições estão abertas até 29 de setembro e só podem ser feitas online. As premiações variam de 15 mil euros a 30 mil euros. As informações e os formulários da seleção estão disponíveis na página eletrônica www.iberescena.org.

C) Ajudas a coprodução de espetáculos ibero-americanos
A convocatória é dirigida a entidades ou instituições públicas ou privadas, grupos e companhias de teatro, dança contemporânea e circo profissionais, cujas atividades contribuam para fortalecer os planos de cooperação e integração mencionados no programa Iberescena, que estão registrados legalmente em qualquer dos países participantes do acordo. Podem se inscrever pessoas físicas ou jurídicas (será considerado o país onde tenha a residência legal, no caso de pessoas físicas; e o domicílio fiscal, no caso de pessoas jurídicas). O valor máximo é de 30 mil euros.

B) Ajudas a festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos
Esta convocatória é dirigida a redes, festivais, salas e espaços cênicos públicos ou privados de países integrantes do Iberescena, para a programação de espetáculos ibero-americanos, cuja prioridade seja mostrar propostas de circo, de dança contemporânea e/ou criação atual e de teatro, dos países membros do programa. O valor máximo é de 30 mil euros.

C) Ajudas a processos de criação dramatúrgica e coreográfica em residência
Apoia processos de residência realizados por centros de criação em residência dos países membros do programa, a fim de incentivar essas atividades com liberdade temática. Esses centros podem ser organizações dedicadas especificamente a esta atividade ou organizações, companhias e grupos que possuem espaço para hospedar os criadores. Essa mudança foi definida na última reunião do Comitê do Fundo. Em nenhum dos casos, a ajuda será destinada à produção. O valor máximo é de 15 mil euros.

O que é o Iberescena

O fundo Iberescena tem por objetivo promover o circo, a dança e o teatro ibero-americanos, através do incentivo a trocas de informações e conhecimentos e outros intercâmbios artísticos entre os países-membros. A Secretaria Geral Ibero-americana e Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento também fazem parte do programa.

XXIV REUNIÃO DO COMITÊ INTERGOVERNAMENTAL

Representantes de 14 países realizaram a XXIV reunião do Conselho Intergovernamental do Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas (Iberescena), no Hotel Camino Plaza, em Cochabamba, Bolívia, no período de 10 a 14 de abril. Delegada oficial do Brasil, a Fundação Nacional de Artes – Funarte foi representada no encontro pelo coordenador de dança da entidade, Fabiano Carneiro.

Além do brasileiro, mandatários da Argentina, Colômbia, Equador, Chile, Costa Rica, El Salvador, Panamá, Peru, México, Paraguai, Uruguai, Espanha e da nação-sede compuseram o Conselho, que definiu as principais diretrizes das convocatórias do Iberescena 2018. As reuniões foram realizadas durante o dia e, à noite, várias atividades culturais propiciaram um encontro mais próximo dos mandatários com artistas.

Conforme o jornal boliviano Opinión (link abaixo), na abertura da reunião, o diretor de Culturas e Turismo de Cochabamba expressou, em nome do governador Ivan Canelas, a alegria que sentiu em receber a delegação – pela primeira vez reunida na Bolívia. Segundo o periódico, o vice-ministro boliviano da Interculturalidade, Feliciano Vegamonte, destacou a importância deste tipo de encontros internacionais: “A cultura tem o poder de unir os povos e os Estados para trabalhar por ela”.

Acesse aqui a ata da XXIV Reunião

Acesse os anexos à ata na página oficial, aqui

Acesse a reportagem do jornal Opinión aqui

Leia mais sobre o Iberescena aqui.

Mais informações no site: www.iberescena.org