Iberescena 2015-2016 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialEditaisResultadoIberescena 2015-2016 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas

Editais / Resultado

Iberescena 2015-2016 – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas

Relacionado a: Circo, Dança, Teatro
Publicado em 24 de abril de 2015 Imprimir Aumentar fonte

Sobre o Edital

O Comitê do Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas divulgou, no dia 3 de dezembro, em sua página na internet, os projetos contemplados em seu programa de apoio ao circo, à dança e ao teatro em 2015. O edital premiou propostas nas seguintes categorias: A) Ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) Ajuda a coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; C) Ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência. O valor das premiações varia de 6 mil euros a 30 mil euros.

Acesse aqui  a lista com o resultado

A reunião da XVIII Reunião Ordinária do Comitê Intergovernamental do Programa Iberescena foi realizada entre 24 e 27 de novembro de 2015, em Montevidéu, Uruguai. As inscrições foram abertas a criadores e produtores que residem nos países membros, nas categorias: Ajuda aos Processos de Criação Dramatúrgica e Coreográfica, em Residência; Apoio à Co-produção de Espetáculos Ibero-Americanos das Artes Cênicas; e Apoio a Redes, Festivais e Espaços Cênicos para a Programação de Espetáculo.

Atualmente, o Fundo Iberescena é formado por 13 (treze) países que financiam o Programa: Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e pela Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).

O Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu (Uruguai), relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O Brasil se tornou membro do Comitê em março de 2010, durante reunião intergovernamental, em San José, Costa Rica.

____________________

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para o Iberescena – Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas. Em sua nona edição, o programa irá selecionar projetos nas seguintes categorias: A) Ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos; B) Ajuda a coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas; C) Ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência. O valor das premiações varia de 6 mil euros a 30 mil euros. Todas as informações e os formulários referentes a cada um dos processos seletivos estão disponíveis, em português, na página eletrônica www.iberescena.org.

Atualmente, o Iberescena é integrado por treze países que financiam o programa: Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai, além da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB). Através de seu edital, o Fundo Iberescena pretende promover os Estados membros e, por meio de ajuda financeira, criar um espaço de integração para as artes cênicas.

Edição 2015-2016

A) Ajuda a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos
Esta convocatória é dirigida a redes, festivais, salas e espaços cênicos públicos ou privados de países integrantes do Iberescena, para a programação de espetáculos ibero-americanos, cuja prioridade seja mostrar propostas de circo, de dança contemporânea e/ou criação atual e de teatro, dos países membros do Programa.
As solicitações poderão ser enviadas até 30 de setembro de 2015, junto com o formulário disponível na página eletrônica do programa. O valor máximo desta ajuda será de 30 mil euros e estará sujeito à disponibilidade do Fundo.

B) Ajuda a coprodução de espetáculos ibero-americanos de artes cênicas
A convocatória é dirigida a entidades ou instituições públicas ou privadas, grupos e companhias de teatro, dança contemporânea e circo profissionais, cujas atividades contribuam para fortalecer os planos de cooperação e integração mencionados no programa Iberescena, que estão registrados legalmente em qualquer dos países participantes do acordo. Podem se inscrever, pessoas físicas ou jurídicas (será considerado o país onde tenha a residência legal, no caso de pessoas físicas; e o domicílio fiscal, no caso de pessoas jurídicas).
As solicitações deverão ser enviadas até o dia 30 de setembro de 2015, junto com o formulário disponível na página eletrônica do programa. O valor máximo desta ajuda será de 25 mil euros e estará sujeito à disponibilidade do Fundo.

C) Ajuda aos processos de criação dramatúrgica e coreográfica, em residência
O presente edital tem por objetivo apoiar processos de residência em criação cênica, realizados por criadores dos países membros do programa Iberescena, a fim de incentivar estas atividades e com liberdade temática por parte do criador. Em nenhum dos casos, a ajuda será destinada à produção.
As solicitações deverão ser enviadas até o dia 30 de setembro de 2015, junto com o formulário disponível na página eletrônica do programa. O valor máximo desta ajuda será de 6 mil euros, para criadores; e de 8 mil euros, no caso das entidades, e estará sujeito à disponibilidade do Fundo.

Acesse, ao lado, todos os documentos relacionados

Os editais estão disponíveis, em português, no site www.iberescena.org