Início do conteúdo
Editais/Chamamentos Chamada Pública – XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

Editais/Chamamentos Resultado publicado

Publicado em 3 de setembro de 2019

Chamada Pública – XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea

SOBRE A ANÁLISE DA  COMISSÃO DE SELEÇÃO

Os membros da Comissão de Seleção da Chamada Pública para a XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea são os seguintes: Aloysio Moraes Rego Fagerlande, Ana Maria Ramos de Oliveira, Andréa Ernest Dias, José Augusto Mannis (via Skype), Pedro Sousa Bittencourt, Roberto Ricardo Duarte e Ubiratã Ferreira Rodrigues. A esta comissão se somou o Álvaro Carriello, representante da UFF, instituição responsável pela realização em parceria com a Funarte. A reunião da Comissão contou com a presença de José Duarte Miller Schiller, coordenador de música de concerto do Centro da Música da Funarte.

Das 260 partituras recebidas para avaliação, cinco foram de compositores homenageados, com participação automática e 255 inscritas. Na ocasião da reunião, a Comissão analisou os recursos referentes a seis das 255 partituras originalmente inscritas, cuja seleção obedeceu aos seguintes critérios: conformidade com as especificações constantes da Chamada Pública, referentes à instrumentação, apresentação e duração das obras propostas; qualidade musical, formação instrumental compatível com a disponibilidade de instrumentos e instrumentistas; e viabilidade de execução em no máximo cinco ensaios.

Acesse aqui a portaria de nomeação da Comissão de Seleção

Acesse aqui a ata de reunião da Comissão de Seleção

_______________________

RESULTADO FINAL

A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou nesta quarta, dia 16, o resultado final da XXIII a Bienal de Música Brasileira Contemporânea, que será realizada entre 9 e 14 de novembro. Foram selecionadas 47 partituras em três categorias: orquestra sinfônica, música de câmara e música mista e acusmática. A elas se somam cinco partituras dos compositores homenageados, totalizando 52 obras. Esta edição conta com a parceria da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Os compositores selecionados receberão um valor fixo de R$ 1.300,00, referente aos direitos autorais e à utilização das partituras. Os recursos totais para a realização da XXIII Bienal somam R$ 350.339,00 e serão utilizados no pagamento aos compositores, aos músicos intérpretes e em infraestrutura. 

A XXIII Bienal vai homenagear compositores que se tornaram referência na música brasileira contemporânea. São eles: Edino Krieger, Ernst Mahle, Edmundo Villani-Côrtes, Kilza Setti, Maria Helena Rosas Fernandes, Sérgio de Vasconcellos Corrêa, Jocy de Oliveira, Raul do Valle, Willy Corrêa de Oliveira, Marlos Nobre e Ricardo Tacuchian.

A chamada pública para seleção das obras foi aberta de 3 a 19 de setembro, e puderam se inscrever compositores brasileiros ou domiciliados no país há no mínimo três anos. Foram aceitas obras compostas a partir de 2015, não apresentadas em edições anteriores da Bienal. Cada proponente pôde participar com uma partitura.

Acesse aqui a lista final com as obras selecionadas

****************************

Atualizada em 2/10/19, às 13h12

RESULTADO DE SELEÇÃO

A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulgou, no dia 1º de outubro, a relação das obras que participarão da XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea – a ser realizada em 2019, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os concertos terão ingressos a preços populares.

O prazo para solicitar recurso é de três dias úteis a partir da divulgação do resultado, ou seja, até o dia 4 de outubro. Os pedidos devem ser enviados para o endereço eletrônico: musicadeconcerto.funarte@gmail.com, de acordo com as regras do chamamento público – acessível abaixo.

Acesse aqui a lista de obras

A seleção foi aberta por meio de chamada pública. Foram enviadas cerca de 200 partituras, selecionadas por uma comissão de seleção. Além disso, a Funarte fez um convite especial a compositores homenageados – participantes de bienais anteriores. Foram escolhidas 50 obras, sendo 46 por meio do concurso e quatro recebidas dos convidados. As apresentações das músicas ao público serão realizadas ainda este ano.

A publicação do resultado da chamada pública para a Bienal será realizada em diário oficial após o resultado final, a ser divulgado depois das avaliações sobre eventuais interposições de recursos.

A Funarte realiza as bienais de música brasileira contemporânea por meio de seu Centro da Música.

Mais informações
Coodenação de Música de Concerto – Cemus – Funarte
musicadeconcerto.funarte@gmail.com

CORREÇÃO DE INFORME – 11/09/19

Ao contrário do que foi informado nesta página anteriormente, na chamada pública para a XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea, no último parágrafo da página 7, o trecho “As partes cavadas necessárias à execução de obras premiadas deverão ser enviadas até o dia 16 de outubro de 2019” está CORRETO. Portanto, a data limite de envio é 16 de outubro, e não 20 de outubro, como antes informado.

A chamada pública foi substituída, pois antes informava que a data limite era 20 de setembro e não 16 de outubro, como é o correto.

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 19 DE SETEMBRO DE 2019

A Funarte, por meio de seu Centro da Música, republicou a chamada pública no dia 11 de setembro de 2019, em decorrência de pequenos ajustes no texto. Nenhum deles altera condições ou dados de conteúdo essencial.

  1. DAS CONDIÇÕES, terceiro parágrafo: Cada proponente deverá enviar apenas uma partitura…
  2. HISTÓRICO DOS COMPOSITORES HOMENAGEADOS: Ricardo Tacuchian, primeiro parágrafo: Foi um dos fundadores do grupo Ars Contemporânea… (solicitado pelo idealizador do grupo, com documentação comprobatória).

Acesse aqui a chamada pública e anexos – republicada em 11/09/2019

Também foi republicada nesta mesma data a ficha de inscrição para a inclusão da logomarca da Universidade Federal Fluminense – UFF no documento.

Ficha de inscrição e declaração do proponente

_____________________________________

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 19 DE SETEMBRO DE 2019

A Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal Fluminense – UFF estão com as inscrições abertas, de 3 a 19 de setembro, para a seleção de partituras para a vigésima terceira edição da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a ser realizada no Rio de Janeiro entre os dias 9 e 14 de novembro.

Podem participar desta chamada pública compositores brasileiros ou domiciliados no país há no mínimo três anos. As obras devem ter sido compostas a partir de 2015 e não podem ter sido apresentadas em edições anteriores da Bienal. Cada proponente deverá enviar uma partitura em arquivo virtual, formato pdf, para a equipe organizadora, com o nome do compositor e a data de composição.

No total, serão selecionadas 36 obras, em três categorias:
• Categoria 1 – contempla doze obras para orquestra sinfônica, podendo ter um solista;
• Categoria 2 – contempla dezoito obras para formações de câmara com até nove intérpretes, regente inclusive. Um dos intérpretes pode atuar na difusão eletroacústica mista e outro poderá ser substituído por coro de dimensões reduzidas;
• Categoria 3 – contempla seis obras de difusão exclusivamente eletroacústica.

Os compositores das obras que integrarem a programação de concertos da Bienal receberão um valor fixo de R$ 1.300,00 (hum mil e trezentos reais), referente aos direitos autorais e à utilização das partituras. Os recursos totais para a realização da XXIII Bienal somam R$ 350.339,00 (trezentos e cinquenta mil, trezentos e trinta e nove reais) e serão aplicados no pagamento aos compositores selecionados, aos músicos intérpretes, e em infraestrutura. 

Os interessados devem verificar as condições e exigências estabelecidas nesta chamada pública. A ficha de inscrição e seus anexos (partituras em pdf), e a declaração do proponente devem ser preenchidos e enviados pelo compositor para o e-mail partiturasxxiiibienal@gmail.com, identificando a mensagem como CHAMADA PÚBLICA XXIII BIENAL – PARTITURA: (nome da obra). A divulgação do resultado será no dia 1º de outubro.

A XXIII Bienal vai homenagear compositores que se tornaram referência na música brasileira contemporânea, como Edino Krieger, Ernst Mahle, Edmundo Villani-Côrtes, Kilza Setti, Maria Helena Rosas Fernandes, Sérgio de Vasconcellos Corrêa, Jocy de Oliveira, Raul do Valle, Willy Corrêa de Oliveira, Marlos Nobre e Ricardo Tacuchian. No Anexo 2, está disponível um breve resumo sobre a trajetória de cada um dos homenageados e a história das Bienais.

As Bienais
As Bienais de Música Brasileira Contemporânea foram criadas por Edino Krieger e Myrian Dauelsberg em 1975, inspiradas nos dois Festivais de Música da Guanabara, realizados em 1969 e em 1970, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. As três primeiras Bienais foram organizadas pela Sala Cecília Meireles e, a seguir, assumidas pela Funarte, quando Krieger dirigia o então Instituto Nacional de Música da Fundação.

Desde o lançamento, em 1975, foram realizadas 22 bienais, sem nenhuma interrupção. Nessas 22 edições, foram apresentadas 1.740 obras, sendo 1.002 delas em primeira audição, o que significa a produção e o lançamento de material inédito que valoriza e amplia a importância do evento.

As Bienais propiciaram a participação de 472 compositores. Muitos deles, jovens que representam uma renovação de nomes e difusão da música de concerto produzida no Brasil, inclusive territorialmente. A produção se concentrava basicamente nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Hoje, através das sucessivas realizações, foram consolidados ou integrados centros musicais significativos em vários outros estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Santa Catarina, além do Distrito Federal.

XXIII Bienal de Música Brasileira Contemporânea
De 9 a 14 de novembro de 2019, no Rio de Janeiro

Inscrições: De 3 a 19 de setembro
Divulgação do resultado: 1º de outubro

Outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo endereço eletrônico musicadeconcerto.funarte@gmail.com ou pelos telefones: (21) 2279 8105 / 2240 5158.