Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012 | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialEditaisResultadoBolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012

Editais / Resultado

Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012

Relacionado a: Artes Integradas
Publicado em 17 de agosto de 2012 Imprimir Aumentar fonte

Sobre o Edital

DIVULGADO RESULTADO FINAL

Foi publicado, no Diário Oficial da União, desta quarta-feira, 14 de novembro, o resultado final da Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. Foram contemplados 52 projetos de residências artísticas de todo o território nacional – dois a mais do que estava previsto no edital. A ampliação do número de premiados foi possível em função de remanejamento orçamentário.

Acesse aqui o resultado final


A Funarte concluiu a lista de resultados preliminar, referente à etapa 2 do edital (seleção), com os 50 projetos escolhidos pela Comissão de Seleção. Porém, em função de remanejamento orçamentário, foi possível conceder duas bolsas além do previsto no Edital, tendo a Funarte seguido a lista de classificação indicada pela Comissão de Seleção. Com isso, a lista final é de 52 contemplados.

Acesse a lista aqui

Acesse aqui a relação de notas dos projetos

O prazo para pedidos de recurso para esta etapa é até os dias 6 e 7/11 (terça e quarta-feira) através do e-mail interacoesesteticas@funarte.gov.br, colocando como assunto “RECURSO- ETAPA 2″ em formulário próprio já disponível ao lado, em “arquivos relacionados” – anexo 4.

BOLSA INTERAÇÕES ESTÉTICAS 2012

DIVULGADA A NOVA VERSÃO DA RELAÇÃO DE HABILITADOS E INABILITADOS, GERADA APÓS NOTA CONJUNTA DOS REALIZADORES
Acesse-a aqui

AVISO: A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura e a Fundação Nacional de Artes – Funarte publicam nota conjunta sobre o Edital Bolsa Interações Estéticas 2012, esclarecendo questões referentes aos projetos inscritos. Segue a íntegra da nota.

Carta conjunta de esclarecimento – Bolsa Interações Estéticas / Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012

Tendo em vista a compreensão dos princípios do Programa Cultura Viva e atentos à sustentabilidade dos Pontos de Cultura e ao diálogo com os diferentes setores culturais da sociedade, a Funarte e a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) irão habilitar os projetos que foram excluídos do processo seletivo por motivo de convênio expirado, mesmo os que não enviaram pedido de recurso.

Marcia Rollemberg
Secretária da Cidadania de da Diversidade Cultural

Antonio Grassi

Presidente da Fundação Nacional de Artes – Funarte

———————————————————————————

Após análise dos recursos apresentados na etapa 1 do edital Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012, a Fundação Nacional de Artes – Funarte divulga a listagem completa dos projetos habilitados e inabilitados, conforme determina a cláusula 8.2, Parágrafo único. O resultado dos recursos será informado direta e individualmente aos interessados, como previsto na cláusula 8.2.c.

Acesse aqui o formulário para recurso

Acesse aqui a portaria que instituiu a Comissão de Seleção

Veja também a retificação

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Foi publicada, no Diário Oficial da União, de segunda-feira, 1º de outubro, portaria referente à retificação do Edital. Devido à greve dos Correios, que durou 16 dias, a Funarte informa que foram modificados itens relacionados à documentação, para não prejudicar os proponentes. As cartas de anuência com assinatura original dos responsáveis legais pelos Pontos de Cultura – uma das exigências previstas no edital – passam a ser aceitas em forma de cópias.

Acesse aqui a Portaria

Veja aqui a retificação

Lista de Pontos de Cultura Conveniados (sistematizados) ao Ministério da Cultura

Contatos das Secretarias Municipais e Estaduais de Cultura (para informações sobre os Pontos de Cultura locais)

A Fundação Nacional de Artes – Funarte publicou, nesta sexta-feira, 17 de agosto, no Diário Oficial da União, a portaria que regulamenta o Edital da Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012. O Prêmio, realizado em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, vai contemplar 50 projetos de residências artísticas em todo o território nacional. O aporte financeiro é de R$ 2.795.664 milhões, dos quais R$ 2,5 milhões serão concedidos em bolsas.

A Bolsa Interações Estéticas tem como objetivo apoiar projetos por meio do intercâmbio cultural e estético em rede, através de iniciativas de residências, que promovam a mobilidade, a experimentação artística e a reflexão crítica, fortalecendo e realimentando com ações inovadoras a rede de artistas e pontos de cultura e comunidades que, direta ou indiretamente, se relaciona com o projeto desenvolvido.

Pessoas físicas maiores de 18 anos, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros residentes no país há mais de três anos, podem concorrer em duas categorias: Criação e Experimentação e Continuidade. Na modalidade Criação e Experimentação, o artista escolhe um Ponto de Cultura para realizar um projeto de residência artística que tenha como foco interações entre culturas e comunidades de diferentes partes do país. O principal vetor é o intercâmbio intercultural. Obrigatoriamente, o artista deve escolher um Ponto de Cultura fora da região geográfica onde reside.

A categoria Continuidade é exclusiva para aqueles que já ganharam pelo menos uma das edições anteriores do Edital Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura (2008, 2009 ou 2010) e permite que o artista possa dar continuidade ao  projeto, apresentando uma perspectiva de inovação e sustentabilidade. Também será permitido ao artista escolher qualquer Ponto de Cultura para realizar a residência, dentro ou fora da região onde reside.

O material referente às inscrições deverá ser enviado pelo correio (SEDEX ou carta registrada) para o endereço abaixo, de acordo com o contido no edital:

Fundação Nacional de Artes – Funarte
BOLSA INTERAÇÕES ESTÉTICAS – RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS EM PONTOS DE CULTURA 2012
Rua da Imprensa, 16 – 6º andar / Setor de Protocolo – Castelo
Rio de Janeiro – RJ
CEP 20030-120

A avaliação das propostas será realizada por uma comissão de seleção composta por 11 membros de reconhecida idoneidade, notório saber e capacidade de julgamento nos campos de abrangência da Bolsa, sendo um deles representante da Funarte e um representante da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, nomeados em portaria pelo presidente da Funarte.

Entre os critérios que norteiam a seleção estão a criatividade e inovação (originalidade das ações e busca de novas práticas e relações no campo cultural); metodologia (organização, planejamento e método de execução); impacto social da proposta (aspecto quantitativo e qualitativo); contribuição cultural e estética (valor simbólico da experiência proporcionada pelo projeto para o artista e para a comunidade); sustentabilidade (capacidade da proposta de se articular com outras redes, criando práticas e oportunidades sustentáveis no campo da arte e da cultura).

Acesse ao lado o edital, demais anexos, e as perguntas frequentes, em “arquivos relacionados”.

Mais informações
cepin@funarte.gov.br
(21) 2279-8082

Resultado ?

Já foi divulgada a relação dos projetos classificados. Os proponentes contemplados devem proceder às próximas etapas previstas pelo edital (ex.: envio de documentação).