Desafios Contemporâneos | Funarte – Portal das Artes
Você está em: Página InicialArtes VisuaisDesafios Contemporâneos

Artes Visuais

Desafios Contemporâneos

Ação pedagógica do Centro de Artes Visuais, o programa Desafios Contemporâneos tem por objetivo promover a reflexão sobre a prática das artes contemporâneas, por meio de conversas/encontros que abordem movimentos, linguagens e pesquisas artísticas nas mais variadas interpretações da arte, bem como de seus valores. Na prática, este lugar de diálogo e troca de conhecimento complementa diferentes momentos das atividades do setor, estimulando também a formação de público e de reconhecimento da diversidade dos valores culturais da arte brasileira.

O primeiro encontro do Desafios Contemporâneos abordou o tema grafite e ocorreu em junho de 2009 na Funarte Rio de Janeiro como parte da exposição Da Rua: Que Pintura é essa?, que aconteceu em São Paulo e no Rio. Participaram do bate-papo o professor-doutor de História Social da UFF e diretor do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Knauss; o sócio da galeria de arte Choque Cultural Baixo Ribeiro, uma das primeiras a comercializar grafite no Brasil; e os expositores da mostra Da Rua, Marinho, Derlon Almeida, o grupo Acidum, Vitor César e Graziela Kunsch.

O segundo aconteceu em Brasília, em 08 de outubro, sobre intervenções urbanas, como parte da exposição Da Rua: Imagem, Arte e Ação, que estreou em 10 de setembro na capital do país. Além dos artistas desta mostra, Krishna Passos, Adriana Vignoli e Junior de Paiva, participaram do encontro a crítica de arte e curadora Marisa Florido e o pesquisador e crítico de arte Daniel Hora.

Ainda no âmbito desta exposição, outro encontro foi realizado em 27 de outubro no Complexo Cultural Funarte Brasília, desta vez abordando as interações estéticas com a professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG) Manoela Afonso e os artistas Krishna Passos, Adriana Vignoli e Junior de Paiva. Houve também uma jam session com os djs e produtores musicais Quizzik e K-Torrent, o dj Hieronimus do Vale e os dançarinos de Contato Improvisação Raquel Nava e PEK, que também participaram do bate-papo.

No Rio de Janeiro, em 22 de outubro, Desafios Contemporâneos promoveu o lançamento do livro Arquivo Contemporâneo, do professor e crítico de arte Felipe Scovino, com uma conversa entre o autor e os críticos Paulo Sergio Duarte, Glória Ferreira e Ricardo Basbaum. Um dos projetos vencedores da Bolsa de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais 2008, Arquivo Contemporâneo reúne entrevistas com os artistas Anna Bella Geiger, Cao Guimarães, Antonio Dias, Ricardo Basbaum, Waltercio Caldas, Cildo Meireles, Chelpa Ferro, Ernesto Neto, Tunga, Adriana Varejão, Carlos Vergara, Artur Barrio e Raul Mourão.

No dia 07 de novembro foi a vez do Complexo Cultural Funarte São Paulo, com os artistas convidados Maria Helena Bernardes e André Severo, de Porto Alegre, e os coordenadores do Ateliê Fidalga (SP), Sandra Cinto e Albano Afonso. O evento discutiu o tema central da exposição Entorno de – Nos Limites da Arte – 1ª Edição, que apresentou uma nova proposta de pensar a arte e a educação, na qual o artista pedagogo é o centro da atenção.

O último encontro dos Desafios Contemporâneos em 2009 aconteceu no dia 02 de dezembro, no Espaço Cultural CentoeQuatro, em Belo Horizonte. Contou com a presença de Marcos Hill, Mabe Bethônico, Maria Luiza Viana, Janaína Melo, além dos artistas André Severo e o coletivo Poro (Marcelo Terça Nada e Brígida), da exposição Da Rua: imagem, arte e ação – a rua como lugar de convívio.